segunda-feira, fevereiro 28, 2011

A grande influência das novelas da Rede Globo no exterior

 



Novela sempre foi assunto da Rede Globo, assim como seriado é para Fox, Warner. A rede globo sempre foi conhecida mundo a fora por seus folhetins da teledramaturgia. O que você pode não saber é a influência e a audiência que essas novelas são vistas no exterior. Agora com medo da interatividade a Globo está apostando suas fichas em novas emissoras aliadas. A Rede Globo se motivou quando a Telemundo - emissora hispânica americana alavancou o Ibope durante uma de suas maiores audiências, a novela O Clone, que foi exportada para mais de 80 países em várias línguas. A partir de então a Globo recentemente já garantiu parcerias com uma empresa da Austrália para a veiculação de seus folhetins em espanhol. É evidente que a rede Globo está perdendo muita audiência nos últimos 2 anos tanto no Brasil como em Portugal, alguns críticos de televisão acham a emissoras está tentando se reciclar, buscando a também atrair o público jovem.
As novelas exibidas no Brasil e logo em seguida em Portugal....ainda hoje muitos portugueses reclama do “bombardeio” de novelas brasileiras na mídia portuguesa, mas o fato que a grande emergência da SIC no cenário português foi por causa dos folhetins da Rede Globo. Desbancado as grandes concorrentes a TVI e a RTP.
A Globo já teve uma maior influência do que hoje em dia, devido a grande interatividade e a grande concorrencia, porém suas novelas conquistaram muitos telespectadores. Veja algumas situações: Fazenda não existe na Rússia, muito menos no vocabulário Russo, e com a veiculação de um novela tiveram que implantar o significado, incluindo fazenda em russo. Atores já viraram nome de rua em Portugal, estátua na China, fãs enlouquecidos na Argentina no Chile. A novelas já pararam até guerra e mudou reuniões de politica na Rússia que daria bem no último capítulo, já fez muito paraguaio aprender a falar português, devido ao grande alcance da rede Globo também pudera, a rede Globo alcança praticamente 100% a cobertura nacional e mais alguns países que fazem fronteiras com o Brasil.
E novas parceria estão por vim, a Globo não só quer exportar novelas, mas sim programa humorísticos, assim como A diarista, Sob nova direção, Toma lá da cá, Sai de baixo, e muito outros.
A Rede Globo quer apostar em grandes produções, depois de conquistar o Leste Europeu, a Globo também chegou a Austrália e a Cingapura.
A novelas da Globo já passou em mais de 130 países em várias línguas. O recorde recente da novela foi o Clone que conseguiu manifestar no mundo o que não e via há muito tempo, agora a rede Globo vai vir com a sua nova superprodução, tentando retomar o Ibope e consolidar Caminho das Índias uma das melhores e mais bem feitas novelas já realizadas pela emissora. Será que tanto anseio não vai acabar ficando para trás? Vamos esperar para ver.
A Globo não divulga números concretos de sua aceitação no exterior, porém ao que se diz está bem obrigado. A emissora está apostando todas suas fichas que o sucesso de Caminho das índias tem que dar mais de 56 pontos no Ibope, ou seja, mais de 56 milhões de Telespectadores no Brasil e mais de 100 milhões em todo o mundo.

Quanto custa 1 capitulo de novela?
Embora não fale em queda ou recuperação, a Globo investe cada vez mais em suas novelas. De acordo com a central de comunicação da emissora em reportagem a revista Veja, o preço médio de um capítulo custa pasmem 200.000 dólares. Assim, uma novela da Globo, que costuma ter de 180 a 200 capítulos, está saindo por até 40 milhões de dólares.

Veja a lista de alguns países que as novelas fazem grande sucesso:
Chile
Estados Unidos (para a população hispânica)
Colômbia
Portugal
Peru
Argentina
Azerbaijão
Equador
Geórgia
El Salvador
Sérvia
Moldávia
México
Uruguai
Rússia
Paraguai
Panamá
Venezuela
Israel
Moçambique
Romênia
Armênia
Bolívia
Nicarágua
Macedônia
Canadá
Cuba
Eslovênia
Guatemala
República Dominicana
Algumas Ilhas do Caribe
Cabo verde
Croácia

Austrália
(para a população hispânica)
China
Índia
Malásia
Cingapura
E muitos outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO.

Seguidores