quinta-feira, dezembro 09, 2010

Atriz diz que estudou Sophia Loren para viver Desirée em 'Ti-Ti-Ti'

 

Mayana Neiva. Foto: Jorge Rodrigue Jorges/Carta Z Notícias/TV Press
Mayana Neiva vive a modelo Desirée em 'Ti-ti-ti'
Quando foi convidada para viver a modelo Desirée, Mayana Neiva pensou em observar o comportamento de diversas modelos. No entanto, ao conhecer melhor o perfil da personagem - moça humilde e positiva que se tornaria uma das principais modelos do estilista Victor Valentim - a atriz resolveu não se ater a passarelas ou ensaios fotográficos. "Trata-se de uma antimodelo que se esforça para caber em um estereótipo que não é dela. Busquei me distanciar do perfil das modelos convencionais", ressaltou a atriz, revelando que encontrou referências em atrizes italianas dos anos 50. "Estudei Sophia Loren e Giulietta Masina. Queria uma exuberância simples, a sensualidade espontânea, não uma beleza construída", completou.
Para encontrar o tom certo para a personagem, Mayana também trabalhou em conjunto com a equipe responsável pelo figurino de Desirée. "Encontramos o figurino em um processo de experimentação. Quando a personagem deixou de usar tamancos, por exemplo, perdi um pouco do andar que empreguei a ela", observou a atriz, que foi convidada a estrear em uma novela por Maria Adelaide Amaral, com quem já havia trabalhado na minissérie Queridos Amigos, exibida em 2008. Mais acostumada aos palcos, o trabalho na minissérie fez Mayana sentir de forma mais intensa a diferença entre teatro e TV. "No teatro, você conta a história energicamente: é a base, o que me recicla, me alimenta. A TV é um atletismo: não é tão profundo, mas é longo e constante", diferencia a atriz, que chega a gravar mais de 20 cenas por dia, muitas vezes fora de ordem.
O primeiro contato de Mayana com o teatro foi nos Estados Unidos, quando fez um intercâmbio na Universidade de São Francisco, cidade onde ficou quase quatro anos. "Participei de aulas de dramaturgia e fizemos uma montagem de As Bruxas de Salém. Na hora, percebi que era o que queria para minha vida", relembrou a atriz. Ao voltar ao Brasil, durante uma apresentação no teatro, Mayana foi chamada para participar do concurso que elegeria a Miss Paraíba. Aos 19 anos, a atriz foi "coroada". "Minha mãe soube por um programa de rádio e se espantou porque nunca levei jeito para isso, não tinha a mínima elegância", divertiu-se Mayana, que logo depois se mudou para São Paulo.
Na capital paulista, Mayana participou de inúmeras peças até conquistar a primeira chance na TV em A Pedra do Reino, minissérie de Luiz Fernando Carvalho exibida em 2007 . Na ocasião, a atriz morava em São Paulo, mas foi até a Paraíba, onde nasceu, para participar do teste que buscava uma atriz do Nordeste para interpretar a Morte na série global. A seleção já estava encerrada, mas Mayana, com muita insistência, conseguiu se apresentar. "Descobrimos uma diva nordestina", gritou, poucos minutos depois, um dos responsáveis pela escolha do elenco. Passados três meses, Mayana foi informada de que havia sido aprovada. "A Pedra do Reino dividiu minha vida ao meio", destacou a atriz, que nasceu em Campina Grande, interior da Paraíba.
Hoje, aos 27 anos, Mayana tenta se dedicar ao máximo à oportunidade que lhe foi dada na trama das sete. E não faz planos para o futuro. "Estou me dando o presente de viver o agora. A Desirée é tanto para mim que preciso me dedicar a ela", pontuou.
Interferência linguística
Quando saiu do interior da Paraíba para buscar melhores oportunidades em São Paulo, Mayana não se preocupou com as dificuldades que poderia encontrar devido a seu sotaque. Sem precisar recorrer à ajuda de fonoaudiólogos, a atriz garante que consegue "tirar de letra" qualquer entrave linguístico. "Meu sotaque já me atrapalhou, mas me incomoda que achem que só tenho esse sotaque. Quem assiste às minisséries que participei não diz que sou nordestina", comentou a atriz.
Em Ti-ti-ti, no entanto, a personagem de Mayana vem da Paraíba, chegando à cidade grande logo no primeiro episódio, o que permitiu que a atriz voltasse às origens. "Achei que o sotaque traria um frescor, deixaria mais engraçado. Usei isso que é meu, natural, mas que sei tirar", explicou Mayana, destacando que Ísis Valverde, que vive a doce Marcela na trama das sete, também tem empregado seu sotaque mineiro à personagem.
Instantâneas
# Mayana é compositora e vocalista da banda de rock Evoeh, que se apresenta todo mês no Jockey Club de São Paulo.
# Na adolescência, Mayana pensava em ser cientista. "Cheguei até a fazer curso de astrofísica nos Estados Unidos", comentou.
# Em Ti-ti-ti, Mayana recebeu seu primeiro convite da Globo. Nas outras produções, a atriz teve que se submeter a testes.
# Entre algumas gravações, Mayana dava aulas de inglês para Caio Castro, que vive o mocinho Edgar. "Ele insistia e eu ajudava, me divertindo", contou.
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO.

Seguidores