segunda-feira, abril 30, 2012

Os Exageros do Fantástico

 
A briga pela audiência na TV aberta brasileira praticamente inexiste. São raros os momentos em que aRede Globo tem sua liderança ameaçada e, por praticamente todos os horários ao longo do dia, reina absoluta com larga vantagem sobre a concorrência. A média-dia mostra que os números da líder são praticamente iguais à soma de todas as outras emissoras, uma vantagem e tanto.

Contudo, o domingo é bastante diferente. A briga é muito mais próxima e quase acirrada. É bem verdade que a Rede Globo também termina líder em praticamente todos os horários, mas vê a concorrência bem mais de perto. Com os números em queda há alguns anos, um de seus programas dominicais, o Fantástico, vem tentando se reinventar a fim de sobreviver na grade, tarefa que não é fácil e, por isso mesmo, comete alguns deslizes.

Um deles foi cometido na edição do último domingo (29/04). É impensável acreditar que um programa do quilate do Show da Vida e que mantém o padrão Globo de Qualidade possa ter ultrapassado a linha do jornalismo investigativo e invadido a exploração da miséria humana, mas foi o que aconteceu. Em diversas reportagens, diga-se.
A cobertura sobre o acidente envolvendo o cantor Pedro, filho do sertanejo Leonardo, foi das coisas mais insensíveis já mostradas pela emissora em toda sua história. Não se fazia necessário um tempo tão grande num assunto assim e nem entrevistas apelativas que levavam as pessoas às lágrimas. Tudo por audiência e de extremo mau gosto.
Tal qual a entrevista com o menino Sean. É bem verdade que esta não foi uma reportagem produzida pelo programa, mas comprada da NBC, emissora americana que entrevistou o garoto. Ainda assim, foi levantar uma polêmica desnecessária e uma tentativa de criar rixas entre os que apoiam a avó e os que apoiam o pai de Sean. Em nenhum momento, nem a NBC ao produzir a entrevista e nem o Fantástico ao levá-la ao ar, pensaram no bem estar de Sean.
Você percebe que a TV brasileira passa por um momento delicado quando um dos principais e mais influentes jornalísticos do país caminha pelo exagero e pelo sensacionalismo. A esperança de todos é que não tenha se transformado em regra, antes, seja apenas um escorregão e que tudo volte ao normal já na próxima semana porque desacreditar do Fantástico não seria das melhores coisas para a TV.

2 comentários:

  1. Não culpe o programa da globo sobre o caso Sean, não devemos esquecer o que a Record fez ao exibir a reportagem com o pai do garoto a dois anos atrás, e nem por isso a emissora foi criticada, naquele momento mais difícil ninguem pensou no menino então não reclame...

    ResponderExcluir
  2. Exagerados são vcs que puxam o saco p/ a recópia rsrsrsrs

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO.

Seguidores