segunda-feira, agosto 01, 2011

Record:Tempo de Crise.


Os números não mentem, e a larga vantagem que a TV Record possuía sobre o SBT, já não existem mais. Este domingo foi uma clara e lúcida demonstração de que as coisas vêm mudando, e que a emissora de Silvio Santos vem realmente resgatando seu posto na vice-liderança do ibope, alem de consolidando o seu slogan, como “TV mais feliz do Brasil”. Os índices alcançados neste domingo pela emissora já não chegavam a picos tão altos há muito tempo, o que certamente levantou uma cortina de ferro na rival TV Record.
È o momento exato para que a emissora que entrou em descenso se recolha a fim de organizar novos projetos, retocar sua grade, reformular programa para que possa se manter na briga pela vice. O modelo jornalístico em maior parte do dia, que já vem perdendo para o infantil “Bom dia e Cia” e “Sábado Animado”, perde agora também aos domingos para o Programa Silvio Santos. Vale lembrar ainda que Ana Hickimam e Gugu, também não foram suficientemente bons a ponto de parar o contador do SBT que só fez subir com o passar das horas. Até mesmo a fazenda que em suas ultimas edições garantia números que eram suficientes para se isolar na vice, não barrou Silvio ficando as duas emissoras empatadas.
A família Brasileira parece ter se cansado de programas que possas ter sua idoneidade posta em xeque, por atitudes no mínimo estranhas como a repreensão dos peões de “a fazenda 4” sem áudio. Tal atitude não garante ao publico que assiste ao reality a integra dos fatos.
Enquanto o SBT acerta sua grade, a TV Record se meche tentando recuperar aquilo que foi perdido, alterações nos horários, seriados que deram espaço a um programa policial, que não se sabe qual será o destino, devido à saída de seu apresentador, que abandonou a emissora apenas 43 dias após ter sido contratado.
Um caos total faz com que os planos da TV Record rumo à liderança sejam postos na gaveta, como não mais tão importantes nesse momento. O que acontece hoje com a emissora aconteceu também com o SBT há alguns anos atrás e se arrastou por até meados do ano passado quando a emissora começou esboçar reação. O SBT é verdade teve sua crise fundamentada principalmente em razoes financeiras, isso sem dizer por pequenas intromissões e inconsistências de seu proprietário Silvio Santos, que parece ter aprendido a lição se limitando apenas a fazer seu programa que alias é a maior audiência da casa. Na TV Record a crise pode se minimizar á medida em que os ânimos se apaziguarem. Problemas financeiros não existem, já que a aliança com a Igreja Universal do Reino de Deus, ambas  propriedades de Edir Macedo, rende bons lucros aos cofres da emissora. O que realmente parece aos que estão de fora da TV Record, é que as velhas intromissões de Silvio, hoje peculiares ao Bispo Macedo, desestabilizaram todo o excelente trabalho que os gabaritados profissionais da Record vinham fazendo. Certamente os vetos sobre assuntos polêmicos como homossexualidade, abalam em muito os programas da casa além de causar um enorme duvida no telespectador, já que se prega contra homossexualidade, se veta homossexualidade, provavelmente para manter a imagem da empresa-igreja, mas se esquece que até uma edição atrás o reality “a fazenda” trazia como principais protagonistas um homossexual e um transexual, falhas como essa repercutem negativamente para o currículo da emissora. Ainda mais, nas ultimas semanas devido ao quase desaparecimento dos intervalos comercias em boa parte da programação, talvez a parte mais rentável para emissora, levou a uma ordem de economia total, horas extras nem pensar, luzes sempre apagadas, Xerox e faz só em caso de extrema necessidade. O episodio das horas extras culminou numa falha por intromissão do bispo Macedo que ameaçou injustamente de demissão 14 funcionários da equipe de jornalismo, dentre os quais na reunião foram convocados Ana Paula Padrão, Celso Freitas e Paulo Henrique Amorim.
O clima tenso não permite uma total reflexão dos funcionários da casa e a repercussão é esta que é vista nos números, que mais uma vez eu afirmo não mentem. As soluções que serão buscadas pela TV Record, essas ainda não foram divulgadas, mas o que se espera é que essas soluções se pautem na ética e veracidade dos fatos que ocorrerem afinal a TV Record tem nessa crise a chance de finalmente mostrar originalidade e construir uma imagem própria que se diferencie das imagens construídas pelas concorrentes. Profissionais capacitados para dar a volta por cima certamente a emissora possui, o que precisa também possuir é a capacidade de aproveitar bem esses funcionários, alem da capacidade de silenciar o cartola da casa, sempre que ele agir emocionalmente e não profissionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO.

Seguidores