
A disputa por audiência tomou rumos  alucinantes nos últimos tempos. A Record assumiu a vice-liderança há  quatro anos e de lá pra cá assustou a Globo e ofuscou o SBT na sua  modesta terceira colocação, já ameaçada pela Band.
A disputa manteve-se acirrada por um bom  tempo, mas logo depois a estabilidade reinava na Barra Funda que tinha  seu principal inimigo (SBT) totalmente desestruturado e perdido com a  situação. Mas, para alegria dos executivos da Anhanguera, a rival  começou a perder terreno, a sonhada liderança ficou mais distante do que  nunca e a disputa pelo segundo lugar voltou aos holofotes.
Nesta segunda (24), o jornalista Flávio  Ricco trouxe em sua coluna diária no UOL a parcial da média-mês de  janeiro no PNT (Painel Nacional de Televisão) referente aos quinze  primeiros dias do ano que acabara de começar.
Uma surpresa para a Rede Record, que  apesar dos macro-investimentos aos longos dos últimos anos e do seu  crescimento em audiência e faturamento, está tecnicamente empatada com o  canal de Silvio Santos na segunda posição.
Abaixo você confere o comparativo das  cinco maiores redes do país. O esquema trará a audiência real (em  décimos) e a arredondada (usada pelo mercado publicitário). Há,  portanto, um empate técnico. Confira:
1º Globo: 15.2 = 15
2º Record: 5.3 = 5
3º SBT: 4.7 = 5
4º Band: 1.8 = 2
5º RedeTV: 0.7 = 1
O resultado deixa a Record em alerta,  visto que a grade do SBT é cerca de 50% mais barata que a sua e acaba  alcançando o mesmo resultado. O resultado é favorável apenas para a  Globo que tem o triplo da segunda colocada ou supera a soma das demais, e  para o SBT que se aproximou da Record. Em outras palavras, podemos  concluir que a Record está mais próxima do SBT do que da Globo. O que  nos leva a pensar que o segundo lugar não está totalmente assegurado em  relação ao PNT (média nacional).
Os executivos da Barra Funda precisam  repensar suas estratégias, não é possível que tanto investimento garanta  apenas uma vice apertada. De fato, a engrenagem começa apresentar  defeitos, algo deve ser feito.
Talvez este resultado explique o porquê  da Record ter trocado o canal que seu monitor fica sintonizado no  departamento de jornalismo. Até poucos dias a Globo era acompanhada 24  horas, hoje, percebe-se, preferem os desenhos e séries do SBT. Novos  tempos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO.