quinta-feira, fevereiro 16, 2012

“Caso Eloá”, Record erra e Globo tem que concertar:

 

Uma emissora de TV se pauta prioritariamente pelo respeito ao telespectador fiel. Afinal, é a pessoa que sintoniza a programação dessa emissora todos os dias que dá a audiência verdadeira, a audiência chamada “pura” na linguagem de publicidade. A audiência volante pode ser importante e interessante pra uma Rede de televisão nanica, não para as de grande porte.
Novamente agindo como se fosse uma das pequenas do país, a Record buscou audiência fácil, desrespeitando seu público fiel e desrespeitando o próprio brasileiro. Ao explorar por horas e horas a fio nesta quinta-feira o julgamento de Lindemberg, assassino de Eloá, a emissora ultrapassou o limite da informação e invadiu o trilho da exploração da miséria humana em troco de audiência.

O contraponto disso tudo aconteceu na maior concorrente da emissora da Barra Funda. Num exemplo de respeito a anunciantes, a sua própria história, ao telespectador e, principalmente, aos princípios básicos do que é jornalismo, a Rede Globo fez uma cobertura coesa, séria e centrada do julgamento. Sem alardes, sem abdicar de sua programação para falar do assunto, a cobertura aconteceu com ótimas reportagens nos seus telejornais. O anúncio da sentença proferida pela juíza, somente foi ao ar na líder de audiência do país, ao final da sentença, e num Plantão rápido e sem devaneios. 
Verdade seja dita, com a cobertura imensa e cansativa, explorando a desgraça humana e desrespeitando o público que acompanha a programação regular da emissora, a Recordaumentou e muito sua audiência, inclusive, com o Plantão que transmitiu toda a sentença da juíza, chegou perto de liderar. Muita gente pode pensar que a Globo falhou e entrou tarde com o seu Plantão e por isso a Record conseguiu audiência. São dois pontos de discussão.
O primeiro ponto é a análise dos números de audiência da Record. Eles servem para o que exatamente? Amanhã, sem julgamento, sem sentença, sem exploração da miséria humana, a emissora volta a sua pontuação vexatória do início de noite, disputando a vice-liderança com SBT e Band, ou seja, falta de estratégia, porque o público que deu audiência hoje, não será fidelizado porque não viu a programação da emissora, viu apenas uma cobertura pseudo-jornalística. E o telespectador fiel, desrespeitado, pode até não querer continuar assistindo. Ou seja, um tiro no pé a médio prazo.
Outro ponto é sobre a “demora” para o Plantão da Globo entrar no ar. Qual o interesse público em acompanhar toda a leitura da sentença da juíza? De fato, a concorrência teve audiência porque o ser humano tem essa curiosidade mórbida que o aquece, porém, não é função de jornalismo acariciar o ser humano em suas bizarras curiosidades e no seu intenso prazer em acompanhar o sofrimento humano. Ao entrar com o Plantão após a leitura da sentença, ou seja, quando havia, de fato algo a se noticiar, a Globo respeitou seu público e respeitou os princípios básicos do jornalismo, mantendo-se isenta, e cuidadosa, sem exagerar, sem transformar o julgamento num show de horrores.
Repito: saber o resultado da sentença é de interesse público porque é o resultado do sistema judiciário brasileiro. Porém, acompanhar horas e horas do caso, a leitura inteira da sentença, não é de interesse público, é de interesse privado – família e amigos dos envolvidos – e utilizar esse tipo de ferramento na busca por alguns pontos de audiência que vão se derreter feito água no futuro é, no mínimo, falta de respeito. 
Nota publicada pelo site TVxTV.

4 comentários:

  1. desrespeito e o k nao falta nesta emissorasinha de quinta vagabunda safada do lucifercedo

    ResponderExcluir
  2. a record sempre quer ser melhor e acaba destruindo a ela mesma...

    ResponderExcluir
  3. A Rede Record, errou ontem sim, por ter explorado muito um assunto que não diz respeito a ninguem. Mas esse site, erra em todas as postagens, até porque quem le e entende, ver nitidamente a parcialidade, de vocês quando se trata de rede record, você atacam a emissora para todos os lados, e me desculpa, mais cobrar, ética da Rede Record? até que vai, mais a equipe desse site não é a mais apropriada pra isso, porque fica claro que vocês não querem informar. Vocês querem denegrir. Eu acho que o respeito deve vir acima de tudo, porque tem pessoas que gosta da Record, da Globo, do Sbt, da Band, da Gazeta, enfim cada um tem a sua escolha, e vocês como site informativo devem rever os seus conceitos de ética, porque isso que vocês estão fazendo é totalmente errado.

    ResponderExcluir
  4. Eu odeio essa recópia...essa emissora é rídicula!

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO.

Seguidores