domingo, dezembro 04, 2011

“Fina Estampa” atinge 70% da audiência de seu horário e prova que novela pode exagerar


O capítulo da última quinta-feira de “Fina Estampa” entrará para a história recente da teledramaturgia brasileira. Não necessariamente pelo que foi apresentado, mas principalmente pelo resultado alcançado. O folhetim de Aguinaldo Silva atingiu aqui em São Paulo a impressionante marca dos 70% de share, deixando para as concorrentes Cultura, SBT, Record, Rede TV, Band, TV Mix e MTV os outros 30% do público. É muita audiência e há muito tempo uma novela das 21h não atingia esta marca.

O resultado alcançado por “Fina Estampa” abre uma importante discussão sobre o que o telespectador realmente gosta de assistir. Já ouvi críticas sobre o tom exagerado de algumas atrizes, reclamações da pegada mais popular no texto e até comentários sobre a falta de realidade em “Fina Estampa”. Mas novela não precisa necessariamente ser fiel ao mundo real, apenas partir dele. Teledramaturgia pode e deve exagerar, usar cores mais fortes para divertir e criar tipos para envolver o público. É ficção. E parece que é isso o que o telespectador quer neste momento, pelo menos é o que mostra a medição de audiência tão apreciada pelos executivos da televisão.

“Fina Estampa” dá muitas lições para a Globo e suas concorrentes, semdo a principal que é possível fazer com qualidade um produto voltado para a massa.
 
 por José Armando Vannucci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO.

Seguidores