segunda-feira, fevereiro 07, 2011

“É assustadora... é de arrepiar... é VAMP!”

  HORÁRIO:19:00
MÉDIA GERAL:50 PONTOS
AUTOR:ANTÔNIO CALMON

“É assustadora... é de arrepiar... é VAMP!” 
 Uma das façanhas da trama foi seu alto índice de audiência, superando inclusive o Jornal Nacional e a então novela das oito, O Dono do Mundo, de Gilberto Braga, tradicionais carros-chefes do horário nobre. Vamp teve média geral de 50 pontos. Enquanto o Jornal Nacional marcava 51 pontos na época e a novela de Gilberto Braga marcava apenas 48 pontos, índice considerado baixíssimo para uma novela das oito naquele tempo.


Lembram desse slogan? Era para anunciar um grande sucesso da Globo em 1991: a novela Vamp. A temática dos vampiros virou verdadeira mania na época, e o sucesso foi tanto (média geral de 50 pontos às 19 horas), que a trama voltou ao ar menos de um ano depois do seu fim.
Vamp inovou com cenas em formato de videoclipe (até então só utilizada em séries, como Armação Ilimitada, música e um clima de terror, suspense e comédia na medida certa para o horário. A última cena de cada capítulo virava desenho em um quadro (o que foi mantido na reprise).

Vários atores brilharam. Ney Latorraca arrasou como Conde Vladymir Polanski – simplesmente Vlad. Cláudia Ohana teve a chance de cantar durante a novela, inclusive em Veneza, numa performance memorável. Foi o papel de maior destaque em sua carreira, assim como Patrícia Travassos, que deu um show como a vampira Mary Matoso.

Tinha também a atrapalhada dupla caçadora de vampiros Alice Penn Taylor e Augusto Sérgio (Vera Holtz e Marcos Frota). E a lista de destaques não termina. Otávio Augusto disse em uma entrevista ano passado que Matoso é um dos personagens mais marcantes de sua carreira, lembrado pelo público até hoje. Nuno Leal Maia vivia o padre Garotão. E o auge da carreira de Guilherme Leme foi o vampiro Gerald, transformado em gato sempre que desobedecia Vlad. 

 Na abertura, um cão preto persegue Natasha pela noite. A transformação dele em homem (vista através de uma sombra na parede) era bastante precária. Mas os efeitos especiais não deviam para os filmes americanos. Na cena da morte de Vlad, ele toma a forma de todos que foram mordidos.
 RELEMBRE ABERTURA
 A MORTE DE VLAD

Assim como em Top Model, havia um viúvo com uma penca de filhos, o Capitão Jonas. Carmem Maura (Joana Fomm) também tinha seis filhos, e ambos se casaram.

Toda a trama foi muito bem sonorizada, um dos motivos de prender a atenção do telespectador - a novela dava mais audiência que o Jornal Nacional e a novela das 20 horas, O Dono do Mundo. O figurino e cenografia também eram muito bons, davam o clima dark dos vampiros sem, no entanto, ficar sombrio.

Sinopse

Em Armação dos Anjos, litoral do estado do Rio de Janeiro, o capitão reformado Jonas Rocha, viúvo com seis filhos, casa-se com a historiadora Carmem Maura, também viúva e com seis filhos. Eles terão problemas inéditos, além daqueles comuns a uma família numerosa, ao entrar em contacto com os vampiros que assolam a cidade com a chegada da famosa cantora Natasha para a gravação de um clipe.
Natasha, uma cantora de rock, vendeu sua alma ao terrível Conde Vladymir Polanski, chefe dos vampiros, para brilhar na carreira. Mas ele descobre que em encarnações passadas ela era Eugênia, o seu amor, que preferiu ficar com Rocha, a outra vida do Capitão Jonas. O conde passa então a perseguir Natasha e a família do capitão, inclusive usando de seus poderes para envolver Carmem Maura.
Natasha, por sua vez, quer destruir Vlad para se livrar de sua maldição. A única arma de que dispõe para isso é a Cruz de São Sebastião, que está escondida em algum lugar em Armação dos Anjos. A cruz deve ser manejada por um homem chamado "Rocha". O herói é portanto o Capitão Jonas.
Também está em Armação o bandido Jurandir, fugindo de Cachorrão, um líder de marginais que Jurandir assaltou por engano. Na cidade, ele se esconde nas vestes de um padre, fica amigo da garotada e recebe o apelido de Padre Garotão. A batina, no entanto, não é tropeço para seu louco namoro com Marina, a protegida de Cachorrão.

CURIOSIDADES
Vamp fez sucesso também em Portugal, Venezuela, República Dominicana, Chile, México e Peru.
 Fez tanto sucesso na Venezuela, que a RCTV chegou a lançar promoção na época, além de entrevistar Cláudia Ohana, que protagonizou a novela e ganhou admiração do público venezuelano. Além dela, outros 2 atores da novela bem conhecidos dos venezuelanos eram Reginaldo Faria, por causa das novelas Ti Ti Ti e Vale Tudo, e Joana Fomm, pelas novelas Dancin' Days e Tieta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO.

Seguidores