terça-feira, janeiro 25, 2011

BBB11:Um jogo difícil do público jogar com paixão





Se as pesquisas dizem algo sobre um paredão, então Diogo está por um fio para ficar na casa do BBB11. Ontem, quando começou a votação ele perdia feio, mas hoje Diogo encostou no Mau mau e vai ganhando por pouca diferença. Claro que as pesquisas já nos deixaram na mão diversas vezes, mas essa mudança radical no placar pode ser um termômetro de como andam as votações. Apesar de este ser mais um paredão que não empolga, nesse BBB tão esperado que está custando a decolar. Claro que existe uma enorme ansiedade de nossa parte. Todo início de Big Brother a gente sempre reclama do elenco, mas nesse grupo da décima primeira edição até eu que sou uma otimista nata com o elenco do BBB tenho sentido dificuldade de identificar as nossas simpatias e antipatias.
E fico pensando... O que está errado no BBB11? Se é que existe algo de errado. O grupo está indo para o jogo. Não todos, mas boa parte dele. Eles conversam sobre a votação, trocam idéia sobre o jogo, não acho que eles estejam fugindo da raia. Em minha humilde opinião o que realmente falta são pessoas para nós admirarmos. E não adianta dizer que o BBB é um jogo. É sim, mas é um jogo de gente. De gente que observa gente e que ao observá-los busca empatias, similaridades, espelhos, identificações. Eu não sei como o público fora da net responde aos personagens do BBB, mas sei como nós reagimos aqui nesse cantinho formado por blogs, sites e redes sociais, ou seja, a net que discute o Big Brother Brasil.
Eu nunca vi ninguém formar torcida em torno de algum jogador que não provocasse sua admiração. Nós podemos até discordar entre a gente no que deve ser ou não admirado ou até mesmo se as qualidades que a outra torcida vê realmente existem aos nossos olhos. Mas a admiração está lá presente. Os personagens desta edição já entraram muito revelados naquilo em que a net não consegue acreditar. Ou seja, uma exposição demasiada de sexo sem conseqüência. A net que discute o Big Brother é formada em sua maioria por mulheres mais maduras e jovens curiosos com uma formação mais tradicional. E por não encontrar seu espelho a net BBB não está conseguindo sonhar. E é de sonho que vive o Big Brother e seus personagens.
Claro que nós não determinamos o rumo do jogo, pelo menos não ainda. Porém, é aqui que a mídia vem buscar as informações para subsidiar as manchetes da grande imprensa. Somos um enorme grupo de pesquisa gratuita de como anda o Big Brother Brasil. Somos nós que discutimos com o vizinho ao lado, com nossas empregadas, com os colegas de trabalho. Somos formadores de opinião. Tal e qual uma pequena onda no oceano que vai crescendo e se transforma num tsunami. E como tal, estamos perdidos olhando um grupo que eu acho até se esforça, mas não consegue fazer liga com o público.  Não estamos conseguindo replicar algo realmente positivo sobre nenhum dos jogadores até o momento.
E o resultado são paredões que pouca empolgam e cujos resultados não fazem a gente sofrer de verdade. BBB bom é aquele que a torcida sofre e chora. E nós só podemos chorar por quem nos apaixonamos. E só podemos nos apaixonar por quem admiramos. Nós buscamos qualidades, caráter, coragem, beleza, inteligência. Ficam então várias perguntas: será que o que vemos nos jogadores do BBB11 é o comportamento atual de nossa sociedade? As mulheres e os homens com a libido auto referenciada da maneira como eles têm se comportado? Uma conversa trash que causa vergonha alheia? Será essa a nova sociedade que, no fundo, nos recusamos a aceitar?  Não sei. Só sei que esse jogo está difícil de nós, público, jogarmos com paixão. 

DE CARA PRA LUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO.

Seguidores