Comparação FHC e Lula na Redução da Pobreza
Em  ambos os governos houve uma expressiva redução da pobreza. Segundo a  FGV, a redução da pobreza no primeiro governo FHC foi de 5,1%, patamar  quase idêntico aos 5,3% do primeiro governo Lula. No governo FHC, a  redução foi decorrência do controle da inflação, enquanto que no Governo  Lula, da ampliação dos programas assistências, como Bolsa Família.  Certamente quando terminar seu segundo mandato, os número do governo do  PT serão bem mais expressivos também neste item, decorrente da ampliação  do Bolsa Família e da aceleração do crescimento da economia.
Conclusão: Embora  a redução percentual do nível de pobreza seja praticamente idêntica  entre os dos primeiros mandatos de FHC e Lula, os resultados do primeiro  são mais expressivos porque a estabilização da moeda melhorou a vida da  população como um todo, enquanto a gestão Lula obteve melhora mais  significativa para as populações mais pobres.
Quem se saiu melhor? LULA
Comparação FHC e Lula na Segurança
Em  ambos os governos, a segurança pública continuaram relegadas. O governo  FHC chegou a propor algumas ações para melhorar a segurança pública  (como a unificação das polícias, por exemplo), mas nunca pôs nada em  prática. O governo Lula implantou o Sistema Único da Segurança Pública  (Susp), mas até agora nenhum resultado prático foi obtido. Um viés a  favor do governo Lula são as intenções de investimentos na modernização  de aviões das forças armadas (digo “intenções” porque até agora a  transação não foi concretizada e, quando for, o compromisso de pagar as  aeronaves vai para o sucessor de Lula). No governo FHC houve a compra de  um porta-aviões francês fora de linha (ainda hoje o único do Brasil) e a  instalação do polêmico Sistema de Vigilância da Amazônia – SIVAM,  marcado por um escândalo de corrupção em sua implantação. No governo  Lula, o maior destaque foi a melhoria da Polícia Federal, que teve seu  contingente de policiais dobrado, assim como melhorias salariais e de  equipamentos.
Conclusão: Como  na saúde, ambos os governos também tiveram atuações pífias. Mas o PT  conseguiu sobressair um pouco pelas melhorias na estrutura da Polícia  Federal.
Quem se saiu melhor? LULA
Comparação FHC e Lula na Educação
Em  comparação com os governos anteriores tanto o governo do PSDB quanto do  PT tiveram boas atuações na educação, apesar dos resultados ainda  inexpressivos. Os maiores méritos do governo FHC foram na educação de  base. A implantação do Bolsa Escola permitiu uma redução média anual do  analfabetismo em torno de 3.5% ao ano, superando a marca do PT que  continuou reduzindo, só que em um ritmo de 2.6%.  Os especialistas  atribuem a queda a incorporação do Bolsa Escola ao Bolsa Família no  Governo Lula, eliminando as contrapartidas das famílias atendidas no  acompanhamento dos estudantes. Outro ponto desfavorável do governo Lula  neste ponto é o aumento do porcentual de brasileiros entre 15 a 17 fora  da escola, revertendo uma queda gradativa que vinha ocorrendo desde o  governo Itamar Franco.
O  governo FHC lançou o FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do  Ensino Fundamenta) que destina recursos ao ensino fundamental. O governo  Lula lançou o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação  Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) que direciona  recursos também para o ensino de base, porém com uma cláusula que  repassa as sobras dos valores que não foram aplicados aos professores.
Outra  medida importante do governo FHC foi a instituição do Exame Nacional do  Ensino Médio – ENEM, o qual foi ampliando no Governo Lula que o  transformou no principal indicador de qualidade do ensino brasileiro  (apesar dos deslizes dos últimos anos).
No  ensino superior, o governo Lula foi muito superior. Além de aumentar o  número de vagas nas universidades federais e expandir os campos  universitários para o interior, criou o Prouni, que financia a entrada  de estudantes em faculdades privadas. Claro que tais investimentos só  foram possíveis com o crescimento da arrecadação na era Lula, afinal de  1995 até 2010 o PIB do Brasil foi multiplicado por dez, enquanto que o  crescimento da população foi de apenas 23% no mesmo período.
Outra  marca do Governo Lula nesta área foi a implantação do sistema de cotas  nas universidades, uma medida polêmica, mas que ajuda a atenuar a  distância dos menos favorecidos às universidades federais.
Conclusão: Ambos  os governos avançaram na educação. O governo FHC avançou mais no ensino  de base, enquanto que o governo Lula avançou mais no ensino superior.  Os números do governo de PT são mais expressivos, pois houve também  maiores recursos investidos, conseqüência direta dos sucessivos aumentos  de arrecadação nos últimos anos.
Quem se saiu melhor? LULA

Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO.