terça-feira, agosto 02, 2011

Especial Chaves – Um Fenômeno que não envelhece

Chaves Barril NaTV Especial: Chaves   40 Anos
Na primeira vez em que foi ao ar, ele era apenas um menino de oito anos. E hoje, quarenta anos depois.. continua sendo. O mundo de Chaves cresceu, seus episódios foram mais longe do que o esperado, e seu sucesso muito mais duradouro. Mas a verdade é que o personagem não tinha grandes pretensões naquele 20 de junho de 1971. Surgido de uma simples esquete criada por Roberto Bolaños para o programa Chespirito, acabou se tornando um ícone infantil, mesmo sem querer.
Com sua ingenuidade e uma certa dose de crítica – por vezes meio camuflada -, ganhou um universo de fãs que o idolatram, relembram e acompanham, mesmo que através de reprises intermináveis e eternas.
Seu aniversário oficial costuma ser comemorado no dia 2 de março, quando se tornou um seriado. Ainda assim, a data em que estreou na tevê, não poderia passar em branco. E por isso, o TVO decidiu relembrar um pouco da história do menino pobre que todo mundo acreditava morar dentro daquele barril de madeira.


A História
Ninguém Nunca Teve Paciência Com Ele
História Chaves NaTV Especial: Chaves   40 Anos
Não foram poucas as vezes em que, do alto de meus cinco, seis, talvez sete anos, me perguntei como seria morar em um barril. Tenho a lembrança nítida de imaginar que escondido, possivelmente em um fundo falso, existisse um universo em que Chaves não fosse uma criança abandonada e contasse com um lar ‘normal’, daqueles que todo mundo deveria ter. Por isso, foi uma sensação agridoce ler “O Diário do Chaves”, escrito por Roberto Bolaños, já longe de minha infância. No livro, o criador do personagem explica que ele realmente não vivia naquele esconderijo estranho, mas sim se dividia entre as casas de todos os moradores. Isso depois de passar um tempo morando com a senhora do número oito, número que lhe valeu o apelido Chavo del Ocho, como é conhecido no México, algo como o ‘menino do oito‘.
Mas mais do que isso, a obra permite conhecer maiores detalhes sobre o breve passado daquele que o autor descreve como uma criança cheia de fé. Embora o diário passe por muitas histórias já conhecidas, é possível descobrir, por exemplo, que ele viveu alguns anos ao lado de sua mãe, que simplesmente deixou de ir buscá-lo na creche, de um dia para o outro. E que depois disso, foi parar em um orfanato, onde sofria com a fome e os maus tratos de Dona Martina, e onde também viu a morte de seu colega Cente. Ou ainda que, ao fugir do lugar, se deparou com uma roda de ‘amigos de rua’, que o fizeram sair correndo, depois de lhe oferecer cigarro e drogas. Novas nuances para um antigo personagem.
Porém, uma coisa que parece comum tanto na tevê como no livro, é a falta de paciência e cuidado que uma criança de sua idade deveria ter. Se na vila ele sofria com as divertidas impaciências de Dona Florinda e companhia, antes disso as coisas parecem ter sido ainda piores. Talvez por isso, é quase impossível não relevar parte das injustiças vividas na vila, já que pelo menos ali ele podia contar com algo pelo menos parecido com uma família.

Personagens
A Boa Vizinhança
Chaves Personagens NaTV Especial: Chaves   40 Anos
Chega a ser estranho perceber o quanto Seu Madruga se tornou o símbolo de um estilo de vida. Sua falta de emprego, sua cara de pau, suas tiradas meio bobas. Tudo parece torná-lo ainda mais mítico aos olhos dos fãs.
É provável, porém, que mais do que qualquer pessoa dali, ele possa se relacionar com a marginalidade representada por Chaves. Afinal, até dá pra afirmar que ele não se empenhava muito em procurar trabalho, contudo, também não há como dizer que muitas oportunidades surgiram a sua porta. Daí, cabe um grande destaque (com o perdão do possível trocadilho) para Seu Barriga, o homem cujo coração mal cabia no corpo e que, apesar dos 14 e inacabáveis meses de aluguel atrasado, nunca foi capaz de tirar o pouco que restava daquele que era mestre em fugir das dívidas e investir em atividades furadas.
Ou alguém não lembra de sua tentativa de se tornar sapateiro? Ou ainda da parceria de churros com Dona Florinda? Tudo bem que grande parte de seus fracassos estavam relacionados à (falta de) destreza do protagonista, ainda assim, suas ideias nunca eram as mais rentáveis. Especialmente quando deixava seu empreendimento a cargo de meninos levemente irresponsáveis.
Possivelmente, nunca vou esquecer e superar um certo trauma por seu salão de beleza, e o pânico que me acometeu ao ver o cabelo de Chiquinha sendo cortado, sem dó nem piedade. Claro que a situação bizarra não caberia na vida real, mas quando se tem um irmão que curtia reprisar as histórias da tevê e te usar como cobaia, pode ser meio assustador.
Histórias pessoais à parte, aquelas crianças sempre conseguiam se envolver em todo tipo de confusão. Mas não daquelas que o narrador das propagandas da sessão da tarde costuma intitular como ‘pura encrenca’ ou do ‘barulho’. E sim, enredos que por vezes mostravam uma realidade meio absurda, meio engraçada, meio triste.
Basta lembrar do poço dos desejos, em que praticamente todo mundo roubou jogou uma moeda. Do aguardado sanduíche de presunto ao amor do Professor Girafales. Da crença que as coisas poderiam mudar, ao instinto de pegar aquele dinheiro abandonado e poder saciar sua vontade. Todo mundo ali mantinha uma esperança de conseguir mais, e foi justamente isso que os tornou um grupo único.
Cada um tinha o papel, por vezes leve, por vezes mais crítico, de recriar uma vizinhança essencialmente comum, com quem fosse possível se identificar. Mesmo que isso significasse ter um pouquinho de medo da aparência de senhoras como a Bruxa do 71, ou ainda compartilhar do mesmo desejo bobo de ganhar uma viagem para um lugar onde se pudesse esquecer da rotina por alguns dias.

Episódios Marcantes
Todos em Acapulco
Chaves Acapulco NaTV Especial: Chaves   40 Anos
Há pouco tempo descobri que o episódio de Acapulco não teria sido o último gravado com Carlos Vilagrán, intérprete de Quico. Mas sim o último exibido com o personagem. De qualquer maneira, mesmo sem ter certeza, a canção da Boa Vizinhança, cantada em um luau na praia, mantém uma aura quase épica para os fãs da série. Prometendo não se despedirem jamais, e com uma das atmosferas mais amigáveis, o capítulo é absolutamente clássico. Seja pela tristeza inicial de Chaves ao achar que ficaria para trás, ou por seu encantamento com a porta giratória, ao fazer sua primeira grande viagem.
Um dos destaques, sem dúvida, foi finalmente poder vê-los com um figurino diferente dos de sempre. Adaptados com o mesmo quê de simplicidade das roupas do dia a dia, talvez tenha sido um pouco frustrante que Dona Clotilde tenha mantido o mesmo vestido azul, mas nada supera o macacão listrado de Professor Girafales, especialmente quando ele quase se afoga numa piscina com a altura de suas pernas.
Mas além das vestimentas, a mudança de cenário também merece ser mencionada. Chamado por aqui, em algumas dublagens, de Guarujá, o lugar contribuiu para que a história pudesse explorar outras possibilidades, coisa que a vila restringia bastante.
E nesse sentido, também não há como esquecer as tramas passadas no restaurante de Dona Florinda. Já sem a presença de Seu Madruga no enredo, foi nesse período que Dona Neves parece ter ganhado mais destaque. Ao lado de Seu Jaiminho e sua eterna fadiga, foram muitos momentos que fugiram do formato ‘normal’ da história, mas que no entanto, conseguiram ser tão divertidos quanto possível.
Além desses, vale mencionar também todas as aulas tidas pelos personagens. A escola que abrigava os coadjuvantes Godinez, Pópis, Nhonho e Paty, às vezes, era um pouco complicada de acompanhar, graças a algumas dificuldades de tradução ao pé da letra, contudo, ajudou a consolidar bordões como “que burro, dá zero pra ele“, além de mostrar o lado apaixonadinho do menino, bem como um certo ciúme de Chiquinha. O romance nunca acontecido ou explorado entre os dois amigos sempre foi uma dúvida pra mim. Quando penso, por exemplo, que Mônica e Cebolinha se beijaram, fico sinceramente agradecida por não contar com uma versão ‘adulta’ dos personagens. Não sei se conseguiria me adaptar. Possivelmente me sentiria velha, considerando um certo laço afetivo inevitável.
E é falando sentimentalmente que lembro de mais um capítulo inesquecível. Aquele em que Chaves deixa a vila sendo chamado de ladrão. A cena, considerada uma das mais tristes exibidas, é daquelas em que dá vontade de entrar na tevê, e reclamar contra a injustiça. No fim das contas, o responsável pelo crime era o senhor Furtado, que acabou por se redimir no final. Entretanto, ver que todos brigaram com uma criança honesta foi um dos instantes mais dramáticos da série acostumada a fazer rir.

Elenco
Eles Quiseram Quebrar Aquilo Que Chamam de Cara?
Chaves Elenco NaTV Especial: Chaves   40 Anos
Mas se nas telas o mal entendido entre todos foi logo desfeito, fora dela muitos foram os conflitos entre todo elenco. Apesar de algumas brigas terem sido aumentadas, se tornando quase lendas, muitos problemas realmente aconteceram entre eles. Especialmente relacionados ao criador da história, Roberto Bolaños, mais conhecido como Chespirito em seu país natal.
Casado com Florinda Meza, o ator viu Carlos Vilagrán deixar o seriado depois de conquistar grande sucesso, investindo em uma carreira solo. Aliado a isso, estaria também o fato de que a intérprete de Dona Florinda teria mantido um caso com o ator, antes de se envolver com Bolaños. Sem nenhuma confirmação sobre o que realmente teria ocorrido, Ramon Valdez, Seu Madruga, também saiu da história mais ou menos na mesma época, por volta de 1980, em solidariedade ao amigo, que considerava praticamente um irmão. Porém, retornou mais tarde, por mais alguns capítulos, vindo a falecer em 1988, de câncer.
Passados alguns anos, uma nova polêmica se formou em torno de Maria Antonieta de Las Nieves. A atriz consagrada por sua Chiquinha foi processada por Bolaños ao estrelar “Aquí está la Chilindrina“. No entanto, acabou por vencer a disputa pelos direitos autorais. Ela continua se apresentando pela América Latina com a personagem, além de ter gravado diversos álbuns infantis.
Enquanto isso, Vilagrán eventualmente percorre países como Peru, Colômbia e Argentina, sem poder se apresentar no México, também graças a questões legais. Ele, por sinal, fez as pazes com Maria Antonieta depois de cerca de 10 anos sem conversar. Através de uma ligação promovida por uma rádio, os dois conversaram e esclareceram picuinhas anteriores.
Já o próprio Bolaños continua trabalhando e supervisionando o que deve ser o roteiro de uma animação 3D de Chapolin Colorado. Recentemente ele ganhou as manchetes por ter aderido ao Twitter. Seu perfil na rede social já conta com mais de 700 mil seguidores.

Legado
Seguindo os Bons
Chaves Desenho NaTV Especial: Chaves   40 Anos
E são esses seguidores que se dividem entre os que continuam assistindo os episódios da série, mesmo com um olhar diferente; e os que preferem manter apenas a nostalgia do programa que acompanhou a infância de grande parte das crianças nascidas nesses 40 anos.
O interessante é que, em ambos os casos, desconsiderando exceções, é impossível negar o grau de influência exercido pela trama. Talvez não diretamente, com uma paixão exacerbada por qualquer personagem ou lembrança, mas por referências e legados inegáveis. Seja através de frases como “foi sem querer, querendo, “conta tudo pra sua mãe, ou mesmo com o protagonista ‘irmão’, Chapolin, e seu “não contavam com minha astúcia“.
Ou, indo mais longe, ao perceber o quanto desenhos e programas mais modernos e financeiramente estruturados não conseguem alcançar a mesma qualidade simples e direta que Chaves apresentava e ainda apresenta. Se comparada com super produções atuais, seu cenário, figurino e até mesmo roteiro, podem parecer meio bobos, porém, de longe muito mais coerentes do que relógios de mil funções e dramas precoces, que apostam em figuras não tão infantis e às vezes, exageradas demais.
Claro que não dá pra dizer que seja uma obra prima absoluta, livre de falhas, ou mesmo não admitir que tem aspectos super valorizados. O que faz diferença, pelo menos pra mim, é notar que apesar disso, conseguiu sobreviver e narrar histórias que vão além do superficial.  Pode ser que durante a infância, dentro de toda atmosfera de inocência do período, não dê pra notar, por exemplo, o quanto a fome e a miséria rondavam aquelas pessoas. Ainda assim, é impossível não celebrar o enredo por tentar imprimir noções de realidades como essa, passeando pela ficção, mas sem se perder apenas no surreal. E principalmente, por não cair da armadilha de ter tornado isso um dramalhão recheado a lágrimas, a não ser aquelas derramadas dentro do barril.
Em tempos em que o politicamente correto reina, é um alento saber que frases como “não se misturar com a gentalha” não soam como nenhuma grande ofensa e que brincar com a tragédia não precisa necessariamente ser algo ruim, especialmente pra quem sabe como fazer isso. E Chaves sabia. E só por isso já merecia todas as comemorações do mundo nesses 40 anos.
 por Carla Gomes  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO.

Seguidores