sábado, fevereiro 05, 2011

BBB11:CRÍTICA: O público conversa com o ‘Big Brother’

Numa passagem do romance inglês “Pequena Abelha”, a personagem título traça um paralelo entre sua aldeia na Nigéria e a Inglaterra. Ela rememora as brincadeiras com a irmã, que se colocava atrás de uma velha moldura de madeira e fingia comandar um programa na TV: “Sei agora que deveríamos ter chamado aquilo de reality show”, observa. A plateia infantil, encantada, dialogava com a “atriz”.
"Uma das coisas boas do mundo dos excluídos é que você pode conversar com a televisão”, narra ela, que, adiante, ressalva: “Pode-se fazer o mesmo truque com a televisão em seu país (a Inglaterra), porém é mais difícil porque os aparelhos de televisão não escutam”.
Não escutam? Vê-se logo que o autor de “Pequena Abelha” não ouviu falar no “Big Brother Brasil”. A 11 edição tem índices impressionantemente ascendentes de votos comparados aos das edições anteriores. São milhares de espectadores “conversando” com a televisão, se não numa relação dialógica plena, razoavelmente instrumentalizados para se fazer ouvir e interferir no andamento do programa.
Na última terça-feira, paredão, aconteceu algo que merece a nossa atenção. “Insensato coração” encerrou com 64% dos aparelhos ligados sintonizados na Globo. Quando o “BBB” entrou no ar, este número pulou para 66%. Bastou que o aviso de “o programa vai começar” se espalhasse nas redes sociais para estes espectadores comparecerem. Ou seja: provavelmente (digo provavelmente porque esta medição não existe), tinha gente esperando o reality na web. O “BBB” solucionou a equação de US$ 1 milhão e que angustia muita gente: como carregar internautas para a TV?
O site do programa vem mantendo sua invejável (e isso não é um ato falho, e sim uma admissão de que estes índices causam inveja mesmo) tradição de crescimento. O número de visitas é, em média, 24% superior ao da edição passada. A média diária já alcançou 3 milhões e 800 mil. Na ocasião da divulgação dos participantes, houve quase o dobro de visitas daquele registrado no mesmo dia na edição anterior (96% superior). Na última segunda, o site obteve o recorde da edição: 5 milhões 257 mil e 996 visitas num único dia. Também merece destaque a média de pageviews do período (26 milhões e 900 mil), 12% acima da do “BBB 10”. O paredão Ariadna x Janaína x Lucival contabilizou, somente na internet, mais de 14 milhões de votos, 45% a mais que o registrado no primeiro paredão da edição passada. O segundo (Diogo x Maurício) foi ainda maior: 21 milhões e 700 mil na internet, 138% acima da votação do segundo paredão da edição anterior.
O reality tem na web um de seus principais motores. Os outros são, claro, um apresentador com os recursos de Pedro Bial, uma presença fundamental ali; a criatividade de Boninho para mexer no jogo; e a edição sempre tão inspirada. Há quem diga que o programa está perdendo o fôlego. Talvez. Não é, porém, o que estes números apontam.

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