sábado, novembro 06, 2010

A boa estreia de Clandestinos




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLQfVmrMs5cGlI4xPaF1BHYZ6QUaoEIs-aqH25_rNCKhG5Ij6mI45AjBn5ZidX_pjZffo9_22CEoiig8YhEMqn1yN-nIWZqfmxCXt260avUKpBwOaL8DmldV1eGtxM2mZddsqtEM9f5MQ/s400/imagem.bmp
Estreou na Rede Globo na última quinta-feira a nova série Clandestinos - o sonho começou. Sem a mesma badalação do restante da programa de teledramaturgia da emissora - eu mesmo somente soube do projeto quando as chamadas se iniciaram - a série tinha uma proposta que lembrava um pouco o extraordinário Som e Fúria, exibido em 2009, um foco muito maior no teatro, linguagem de teatro, personagens de teatro, sob o prisma da TV.

Não é fácil conseguir produzir uma série de qualidade partindo da premissa de um outro veículo de dramaturgia. Essa miscelânea de mídias dentro da dramaturgia é perigosa, não é como o jornalismo em que várias mídias podem, não apenas conviver em paz, mas se interagirem, na dramaturgia o perigo de transformar ambas em algo falso, superficial e sem graça é muito grande.

Porém, todos os envolvidos nesta produção foram cuidadosos o suficiente para se atentar aos detalhes. E conseguiram um episódio muito bom - senão primoroso como o fez Som e Fúria, ao menos atingiu o objetivo. Os personagens que nos foram apresentados são realmente muito interessantes e suas histórias são únicas e incríveis. Assistir a essas histórias sendo narradas pelas próprias personagens que a viveram, o sofrimento de vida de cada uma delas, a história pessoal, tudo ficou muito bem encaixado.

A ideia de transformar situações do cotidiano, a vida de pessoas, numa peça de teatro "da vida real" é realmente muito inteligente e torna a série um grande atrativo. Como todos notaram, a maior parte do elenco de Clandestinos é desconhecida, porém, a impressionante qualidade do elenco surpreendeu e merece menção. O jeito agora é esperar pelo próximo episódio para ver se a construção narrativa da história se mantém equilibrada.
Escrito por Daniel César

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO.

Seguidores