sexta-feira, maio 10, 2013

Record: O começo do fim?







Se confirmada a notícia levada aos holofotes por Keila Jimenez na edição desta quinta-feira, 09, do jornal Folha de S.Paulo, temos pela frente a derrocada de um gigante que sequer se deu conta da sua estatura.

Segundo informa Jimenez, a Record está em vias de terceirizar grande parte de sua produção – novelas, séries, programas de auditório e até o jornalismo – com o intuito de diminuir seus custos para ver se “a conta fecha”. Estima-se que a Record tenha encerrado 2012 com um rombo de R$ 80 milhões, mesmo com os robustos R$ 500 milhões pagos pela Igreja Universal pelas madrugadas do canal.



Há quem tenha comemorado a notícia. Há quem tenha achado a solução para os problemas da emissora. Considerar benéfica a utilização de mão-de-obra de fora quando se conta com um “quase-Projac” é algo que merece melhor reflexão.

A Record – espero, Keila, que você esteja errada – abrir mão de produzir para comprar pronto, MESMO SENDO MAIS BARATO, é um retrocesso operacional e estratégico. Contratos com artistas serão renegociados, alguns, inclusive, serão contratados por obra, diz Fernando Oliveira. Patrícia Kogut fala em demissões de 114 profissionais no Rio. Janaina Nunes coloca o número na casa dos 230. Flávio Ricco traz à tona enxugamento também nos quadros da IURD. Estaria a emissora próxima de uma hecatombe?

A Record, dona de uma estrutura extra-Globo nunca antes vista, paga agora por erros primários do passado. A coisa desandou quando acharam que o mercado e, principalmente, os telespectadores queriam outra Globo, só que mais popular – por ironia do destino, é o que acontece atualmente por iniciativa da líder de audiência. Erraram a mão no popular, o transformaram em popularesco.

A Record conseguiu o feito de inflacionar o mercado, de gerar emprego para profissionais que viviam esquecidos pela Globo, de transformar atores do “segundo escalão” em grandes nomes da dramaturgia. Provocou a rival. Ocasionou mudanças. Tirou a Globo do pedestal.

Em contrapartida, a emissora de Edir Macedo adotou uma estratégia suicida. Pagou o dobro por um profissional da concorrente. Manteve um banco de mais de 200 atores quando se produzia apenas uma novela por ano – a maioria, diga-se, com contrato de 5 anos e uma longa estadia na geladeira. O inchaço uma hora não seria suportado. E é o que acontece. Com a audiência em baixa – salvas honrosas exceções -, com o mercado direcionando seus investimentos para a Copa das Confederações e o Mundial de 2014, com um noticiário negativo pregado à sua imagem, o sapato da Record apertou.

Keila fala ainda que este novo modelo de negócio pode ser seguido por outras emissoras. Concordo, emissoras decadentes têm é mesmo que buscar parcerias com produtoras independentes amparadas por leis de incentivo do governo. Mas é o caso? Breno Cunha, crítico metido a babalorixá, acha que o modelo pode funcionar, uma vez que é sucesso nos Estados Unidos. Pena que não habitamos o primeiro mundo feudal.

Longe de ser uma faca de dois gumes, adotada essa estratégia, a Record dá início ao seu fim. A derrocada do gigante que, inconsequente, esqueceu-se que era tão grande quanto o vizinho. Uma pena.


JOÃO PAULO DELL SANTO- RD1

7 comentários:

  1. Excellent, what a blog it is! This website
    provides helpful data to us, keep it up.

    Feel free to visit my web blog :: Minecraft Premium Hacks

    ResponderExcluir
  2. My huѕband hаs becomе a satisfiеd
    GгeenSmoκe сonsumег.
    He valueѕ the vаriety of tastes аnd talents.

    There have been seѵeral problems with life of the
    battery, but GreenSmοke custоmer care has promρtlу replасeԁ them withоut
    question. He could be very happу with all the GreenSmoκe experіence and it has гeсommendeԁ the particulаг oгοduct to
    many relativeѕ and frienԁs.

    Hеre iѕ my wеblog: green smoke coupon codes

    ResponderExcluir
  3. quem esta perto do fim é esse site q publica uma noticia por mes kkkkkkkkkkkkk é muita cara de pau mesmo...........

    ResponderExcluir
  4. I have been surfing online more than 2 hours today, yet I never
    found any interesting article like yours. It is pretty worth enough for me.
    In my opinion, if all web owners and bloggers made good content as you did, the web will be much more useful than ever before.


    Feel free to visit my website: free minecraft

    ResponderExcluir
  5. Αppreсiating the time and effort you put іnto yоur ѕitе and detailed infoгmatіon you present.
    Іt's awesome to come across a blog every once in a while that isn't the same out of date rehashеd informatiоn.
    Excellent rеаd! Ӏ've saved your site and I'm
    аddіng your RSS feedѕ to my Google aсcount.


    My page: V2 Cig Review

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala português seu porra não estamos em outro paises seu bacaca do caralho vai tomar no seu cu.

      Excluir

OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO.

Seguidores