segunda-feira, julho 23, 2012

Com SBT na sua cola, Record ataca o presidente do Ibope

 



Com uma estratégia de marketing construída em torno da ideia de que seria capaz de superar a Globo (“a caminho da liderança”), a Record voltou a sofrer, em 2012, perseguição do SBT, emissora que havia deixado para trás em 2007.

Segundo a publicação “Meio e Mensagem”, especializada neste mercado, números do Ibope indicam que o SBT ultrapassou a Record em junho, na medição feita em São Paulo, mas segue atrás no chamado Painel Nacional de Televisão, que avalia o desempenho da emissora em 14 mercados nacionais.

Coincidência ou não, o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, foi alvo de uma reportagem de 16 minutos no “Domingo Espetacular” na noite de ontem (22). “Negócios sombrios de um dos homens mais ricos do Brasil”, anunciou a revista eletrônica da emissora.

O ataque a Montenegro evitou o Ibope, propriamente, e concentrou-se em uma outra empresa que já pertenceu ao empresário. Para reforçar o perfil negativo, o programa também exibiu imagens de Montenegro à época em que, dirigente do Botafogo, ofendeu de forma preconceituosa a então bandeirinha Ana Paula Oliveira.

A audiência desta edição do “Domingo Espetacular” foi a mais baixa desde fevereiro de 2010, apressou-se em noticiar a própria Record. O programa teve média de 8 pontos no Ibope, ficando atrás de Silvio Santos e da Globo. Montenegro não comentou a reportagem.

Já na reportagem do “Meio em Mensagem”, o duelo se dá entre os executivos da Record e do SBT. Enquanto uma já comemora a retomada de um lugar que se orgulhava de ocupar, a outra aposta na cobertura dos Jogos de Londres para voltar a crescer.

“É uma tendência estatística. O segundo lugar no ranking é consequência de tudo o que viemos fazendo. Não é coisa de momento. Tudo foi cuidadosamente planejado há muito tempo para, agora, render esses resultados”, diz Glen Valente, diretor comercial nacional do SBT.

“Acho precipitado falar em fuga de público. O Ibope acaba de divulgar dados que revelam os bons resultados da Record em 2012. Para nós, não existe uma briga pelo segundo lugar. Nossa meta sempre foi a liderança”, responde o superintendente comercial nacional da Record, Walter Zagari.
Mauricio Stycer

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