segunda-feira, novembro 07, 2011

A decadência da Record ,vamos relembrar !(1999)



“A Rede Recordserá a maior emissora do Brasil em 2005″. Esta frase de um dirigente da emissora parece cada vez mais distante da realidade. Depois de atravessar uma fase de rápido crescimento, a Record começa a dá mostras que perdeu o fôlego. Hoje, o que vemos é uma emissora mergulhada na decadência, perdendo o rumo e com um futuro incerto. Talvez o melhor símbolo desta fase seja o novo programa de Gilberto Barros, o “Leão Livre”, com seu cenário copiado do “Jô Onze e Meia”. Tentando manter a audiência, a emissora planeja copiar antigas fórmulas que nunca deram certo.

No passado, a Record cresceu nas mãos de Eduardo Lafon, um profissional habilidoso, experiente, que soube montar uma programação composta pro programas populares, mas compensada por um excelente jornalismo. Com sua saída, assumiu José Paulo Vallone, um profissional com experiência na produção de programas, mas sem muito conhecimento na difícil arte de dirigir uma emissora. Apesar de ter cometido diversos erros, Vallone conseguiu manter a audiência da emissora, conseguindo implantar uma excepcional programação visual. Seu maior erro foi lançar uma novela que não possuí protagonistas, que logicamente fracassou. Como resultado, Vallone foi substituído pelo pastor Marcus Aragão, este sim, totalmente inexperiente.

Com poucas semanas no cargo de diretor artístico da emissora, Aragão já conseguiu provar que não possui condições de dirigir uma grande emissora. Para começar, ele promoveu uma série de mudanças no “Note e Anote”, transformando Cátia Fonseca na apresentadoras mais brega da TV brasileira. Criou um telejornal local, o SP Notícias, que se mostrou num grande fracasso. Finalmente, apresentou o novo “Leão Livre”, um franco favorito para ganhar o título de pior programa da TV brasileira.

Agora, Marcus Aragão prepara-se para apresentar a nova grade de programação da emissora. Definida num encontro em Campos do Jordão e mantida “em segredo”, esta nova grade da Rede Record parece ter sido feia sob medida para destruir o que sobrou. Para começar, a emissora pretende terminar a novela “Tiro e Queda” em janeiro, colocando em seu lugar uma novela mexicana. É verdade que “Tiro e Queda” é um fracasso de audiência, por culpa do péssimo roteiro. Isto, no entanto, não pode ser usado como justificativa para encerrar o que até então estava dando certo. É provável que Aragão tenha se inspirado no sucesso de “A Usurpadora” e esteja tentando copiar a tática do SBT. A Bandeirantes, CNT e a Rede Manchete já copiaram isto antes e não tiveram qualquer sucesso. Sílvio Santos parece ser a única pessoa capaz de descobrir qual novela mexicana pode fazer sucesso no Brasil, mesmo sendo dublada. Na verdade, o segredo do sucesso de uma novela reside no texto: qualquer roteiro de novela mexicana que fosse produzida no Brasil, com atores brasileiros, teria condições de superar a versão original. O grande problema que afeta as novelas brasileiras é a mania dos autores em tentar agradar a crítica, que possuí um gosto totalmente diferente do simples espectador

Outra decisão pouca acertada da diretoria da Record é a de substituir a “Escolinha do Barulho” por uma série de eventos chamado “Verão Total”. Esta é uma idéia velha, exibida todos os anos na Bandeirantes, com o nome de “Verão Vivo”, e que nunca deu certo. Só pode ser mania de copiar o que dá errado. Por fim, a emissora pretende transmitir provas de rodeio, ou idéia antiga que também nunca deu certo. Aliais, moda country já passou, é passdo, e os defensores dos animais destruirão a boa imagem dos rodeios. Por tudo isso, esta nova programação “secreta” da Rede Record parece mais com uma receita de fracasso.

No momento, a Record continua sendo a terceira maior emissora do pais, graças a competência da atual diretoria da Bandeirantes que trabalha com muito afinco para impedir o crescimento da emissora. Mesmo assim, a Band mostrou nos últimos dias um desempenho excepcional, mantendo-se na liderança no horário nobre. Basta que os dirigentes da Band mostrem um pouquinho de juízo para que a emissora volte para a terceira posição no ranking. Quanto a Record, ou Edir Macedo encontra um substituto para José Paulo Vallone ou a emissora da Barra Funda irá afundar de vez.

Fórum NaTelinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO.

Seguidores