segunda-feira, outubro 17, 2011

Pan foi mal negócio para a Record e vice-versa



Foram anos alardeando a proeza de ter conseguido ferir a principal rival. A Rede Record, desde que iniciou seus investimentos na tentativa de alçar voos mais altos e tentar disputar a liderança de audiência contra a Rede Globo tem comemorado como uma de suas principais conquistas o fato de ter tirado da rival grandes eventos esportivos no mundo como as Olimpíadas e Londres e o Pan-Americano.

Chegou 2011 e com ele o Pan. O evento iniciou no pior momento desde que a emissora iniciou seu investimento - que atualmente enfrenta uma crise de audiência um tanto quanto delicada - e nos dois primeiros dias já se permite uma análise que parece irreversível. A aquisição dos direitos exclusivos de transmissão do Pan-Americano foi um mal negócio para a Record e a recíproca é verdadeira. 

Não se pode, contudo, ignorar o esforço que a rede vem tendo para levar ao ar um material de qualidade. Ainda que seus profissionais não se comparem em experiência aos que o público está acostumado, a emissora vem realizando um trabalho elogiável. Para uma primeira transmissão deste porte, as falhas não são assim tão grandes e pode-se dizer que a equipe vem realizando um trabalho razoável, mas falta experiência e, principalmente, feeling para entender o gosto do telespectador na área esportiva.

Posto isso, é preciso entender os males do Pan. Os jogos foram abertos na noite de sexta-feira e a audiência ali já não correspondeu. Diante deste mau presságio, as competições se iniciaram no sábado e durante todo o fim de semana a Record cobriu diversos esportes. Foram horas e horas no ar com a transmissão. Com picos de liderança na madrugada de sábado e na manhã de domingo - horários mais frágeis da concorrência durante todos os dias - dava até para imaginar que os Jogos vinham sendo sucesso de audiência. Ledo engano. Na média-dia (que equivale das 06h00 às 00h00) de sábado e de domingo a Record ficou em terceiro lugar, perdendo para Globo e SBT. A emissora não fechava atrás do SBT por dois dias consecutivos desde janeiro de 2010. Como se isso não bastasse, no domingo, o SBT teve média de 9,9 números que não eram alcançados desde agosto de 2008.

Com estes resultados fica claro que o público vem rejeitando os Jogos Pan-Americanos na Rede Record. Seja por tradicionalismo, por costume ou mesmo por falta de conhecimento, fato é que os números deste início dos Jogos mostram que o investimento de 20 milhões de reais podem ter sido um tiro no pé da emissora da Barra Funda.
 
TVXTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO.

Seguidores