
A Globo deve anunciar nos próximos dias seu pacote de futebol para 
2012. Cada uma das cotas (cinco ou seis) de patrocínio custará cerca de 
R$ 180 milhões (preço de tabela), um aumento de 34% em relação ao pacote
 deste ano, em que cada cota custou R$ 134 milhões. A informação é da 
coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez e publicada na Folha 
desta quinta-feira (8). A íntegra da coluna está disponível para 
assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que 
edita a Folha.
Alvo de muita disputa no mercado, o pacotão de futebol da Globo traz,
 entre outros eventos, os principais campeonatos estaduais, o 
Brasileirão, a Libertadores e os jogos da seleção.  Mesmo assim, o 
aumento nos preços das cotas não acompanha a curva de audiência dos 
jogos na Globo. Em 2006, o Campeonato Brasileiro marcou 26 pontos de 
média e cobrou R$ 86 milhões por cota. Em 2008, registrou 20 pontos de 
média, com cotas a R$ 105 milhões. Cada ponto equivale 58 mil domicílios
 na Grande SP.
Em 2009, a competição obteve média de 23 pontos e cada uma das cotas 
foi comercializada a R$ 121 milhões. Este ano, a audiência do 
Brasileirão segue na mesma toada de 2010: 21 pontos.  Em cinco anos, o 
evento teve uma queda de quase 25% de audiência. A Globo perdeu um em 
cada quatro telespectadores do Brasileirão.
F5