quarta-feira, agosto 03, 2011

“O Astro”:Salomão Hayalla morre e começa o mistério





Divulgação/TV Globo

Salomão Hayalla (Daniel Filho) morrerá no capítulo da próxima quinta (4) de “O Astro”, começando assim o mistério “quem matou Salomão Hayalla?”, que parou o Brasil na versão original da novela escrita por Janete Clair, em 1978.
Momentos antes de assinar o contrato da parceria entre o Grupo Hayalla e a Xangai Building, Salomão morre ao cair, misteriosamente, do terceiro andar da casa.

No suntuoso salão de sua residência, Zhang (David Y W Pond), presidente da empresa chinesa, aguarda junto aos convidados a presença do empresário para a formalização da união. “O contrato será assinado assim que o Dr. Salomão retornar”, anuncia Beatriz (Guilhermina Guinle).

Salomão está em sua suíte, no segundo andar da casa. Ele sente azia e vai até o banheiro tomar suas pílulas. Quando volta para o quarto, o mal estar piora e algo aterrorizante o surpreende. O empresário leva uma forte pancada na cabeça e vê tudo girar.


Jôse fotografa queda de Salomão - Foto: Divulgação/TV Globo)

Enquanto isso, Jôse (Fernanda Rodrigues) está no jardim fotografando a festa, que se estende ao lado de fora da mansão, e acaba registrando um corpo sendo lançado do terceiro andar. É Salomão Hayalla.

Os convidados correm e ficam atônitos em volta do cadáver. “Morto!”, exclama Samir (Marco Ricca). Márcio (Thiago Fragoso) chega da rua e agarra o pai, já sem vida. “Pai?! Pai?! Quem fez isso com você?”, se desespera o jovem.

Repercussão

A morte de Salomão Hayalla, vivido por Dionísio Azevedo na primeira versão de “O Astro”, gerou imensa repercussão no final da década de 70. O mistério era inédito até então e envolveu todo o Brasil durante cinco meses, os quais correspondiam a mais da metade de toda a novela.

Em seu Twitter, Renata Dias Gomes recentemente descreveu uma situação curiosa. A roteirista contou que seu avô Dias Gomes constantemente se apresentava ao DOPS (Departamento de Ordem Política Social) para explicar possíveis atos de subversão em seus textos. Em uma das tais visitas, o autor, após se defender, foi liberado por um dos militares, que aproveitou e perguntou quem havia matado Salomão.

Outra situação curiosa houve diante do general Ernesto Geisel, presidente do Brasil durante o tempo em que “O Astro” estava no ar, e o autor Carlos Drummond de Andrade. Geisel perguntou de quem era a autoria do assassinato de Hayala a Daniel Filho. O assunto era tratado como segredo de estado. Por fim, assim que o capítulo final foi exibido, Drummond, em sua coluna no Jornal do Brasil, disparou: “Agora que O Astro terminou, vamos cuidar da vida, que o Brasil está lá fora esperando”.

Na reta final de “O Astro”, foi constatado que o assassino de Salomão era Felipe Cerqueira. O papel foi interpretado por Edwin Luisi e que será defendido dessa vez por Henri Castelli.

Apesar do desfecho de “O Astro” já ser conhecido, os autores dessa nova versão, Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, já afirmaram que o assassino será mudado.

Informações do site NaTelinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO.

Seguidores