quarta-feira, agosto 17, 2011

GLOBO VIVE UMA CRISE DO QUEM MATOU!

Nilson Xavier: “Morte de Norma é incoerente e desnecessária”

 
 
E Gilberto Braga deixou de nos surpreender mais uma vez e lascou um “quem matou” em sua novela.
Agora todos se perguntam: Quem matou Norma? Quem matou o Salomão Hayalla? Quem matou o Delegado Pimentel? Timóteo Cabral de Cordel Encantado também podia morrer, para fechar todas as novelas globais no ar com o recurso manjadíssimo para despertar audiência.
O caso de O Astro é clássico, afinal, foi o primeiro “quem matou” que mobilizou a opinião pública brasileira. O caso de Morde e Assopra foi visivelmente para “chamar a atenção da audiência adormecida”, já que na época em que Walcyr Carrasco inventou de matar Delegado Pimentel, o ibope da novela estava preocupante. Só depois do sucesso do núcleo de Dulce é que a Morde e Assopraengrenou na audiência.
Mas definitivamente, Insensato Coração não precisava deste recurso clichê e fácil. Primeiro porque duas novelas da casa já tem. Segundo porque Gilberto já usa o “quem matou” há quatro trabalhos (Paraíso Tropical, Celebridade, Força de um Desejo e Labirinto). E terceiro, porque a novela, definitivamente, não precisava deste artifício: a audiência está ótima.
Nos últimos capítulos, Norma arrumou mais inimigos do que durante a novela inteira, tudo para justificar a especulação sobre o assassino. A gota d´agua foi a discussão com Eunice e Ismael, ontem: Norma teve um ataque gratuito de histeria contra Eunice.
Norma é a melhor personagem da novela, e uma das melhores da carreira de Glória Pires, não há dúvida. Mas seu assassinato só serviu para fechar a trajetória de incoerência da personagem durante a trama: de enfermeira baranga, simplória e burra
a presidiária assassina,
a mulher vingativa que arma toda sorte de situações até que se torna herdeira de um milionário,
a carrasca de seu algoz,
a mulher burra (de novo) ao cair (de novo) na conversinha mole de seu amado,
a mulher que xinga gratuitamente a louca da Eunice – só pra ela figurar entre os suspeitos do crime.
Até aí, morreu a Norma!
Nilson Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO.

Seguidores