sexta-feira, outubro 29, 2010

Relembrando o sucesso da novela ''VAMP''



Vamp foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 19 horas pela Rede Globo entre 15 de julho de 1991 e 8 de fevereiro de 1992 em 179 capítulos. Foi escrita por Antônio Calmon e dirigida por Jorge Fernando
SinopseEm Armação dos Anjos, litoral do estado do Rio de Janeiro, o capitão reformado Felipe Rocha, viúvo com seis filhos, casa-se com a historiadora Carmem Maura, também viúva e com seis filhos. Eles terão problemas inéditos, além daqueles comuns a uma família numerosa, ao entrar em contacto com os vampiros que assolam a cidade com a chegada da famosa cantora Natasha para a gravação de um clipe.
Natasha, uma cantora de rock, vendeu sua alma ao terrível Conde Vladymir Polanski, chefe dos vampiros, para brilhar na carreira. Mas ele descobre que em encarnações passadas ela era Eugênia, o seu amor, que preferiu ficar com Rocha, a outra vida do Capitão Jonas. O conde passa então a perseguir Natasha e a família do capitão, inclusive usando de seus poderes para envolver Carmem Maura.
Natasha, por sua vez, quer destruir Vlad para se livrar de sua maldição. A única arma de que dispõe para isso é a Cruz de São Sebastião, que está escondida em algum lugar em Armação dos Anjos. A cruz deve ser manejada por um homem chamado "Rocha". O herói é portanto o Capitão Jonas.
Também está em Armação o bandido Jurandir, fugindo de Cachorrão, um líder de marginais que Jurandir assaltou por engano. Na cidade, ele se esconde nas vestes de um padre, fica amigo da garotada e recebe o apelido de Padre Garotão. A batina, no entanto, não é tropeço para seu louco namoro com Marina, a protegida de Cachorrão.

CuriosidadesExibida entre 15 de julho de 1991 e 8 de fevereiro de 1992 em 179 capítulos, foi um sucesso retumbante de Antonio Calmon com 50 pontos de média geral. Detalhe: será reapresentada em 2011, no Vale a Pena ver de Novo, segundo informações da poderosa Rede Globo.
"Vamp" foi reprisada, onze meses após seu término, entre 4 de janeiro e 2 de julho de 1993, na Sessão Aventura, as 17h00, em 130 capítulos, tendo sido a última novela apresentada na faixa, com grande sucesso, e, média geral de 40 pontos no Ibope.
A cantora Paula Toller, sex symbol brasileira, da banda Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, foi a primeira convidada para fazer Natasha, mas recusou o convite.
Em uma das cenas da novela, o ator Ney Latorraca, como Conde Vlad, dança uma coreografia mórbida da canção Thriller, de Michael Jackson, no cemitério.
A história se passa em Armação dos Anjos, cidade fictícia do litoral do Rio de Janeiro. Todas as cenas de praia, foram gravadas em Búzios. O elenco jovem se reunia sempre por lá, cenário da Pousada do Capitão Jonas Rocha, personagem de Reginaldo Faria.
Até hoje, a novela é uma das maiores referências do vampirismo brasileiro, ao lado da música Doce Vampiro, de Rita Lee, apesar do surgimento recentes de autores de livros vampirescos como André Vianco.
Vamp tinha referências a vários filmes e livros vampirescos de forma indireta, como à A dança dos vampiros, Os garotos perdidos, A hora do espanto, O Vampiro Lestat eDrácula de Bram Stocker , entre outros.
A novela fez referências ao filme Drácula de Bram Stocker, de Francis Ford Coppola, que estrearia um ano depois. Isso ocorreu na cena em que Ms. Penn Taylor (Vera Holtz) fala do filme pro seu pupilo, Augusto Sérgio (Marcos Frota), por telefone.
Título provisório: Os vampiros vão atacar, Sangue Preto, Azul Veneno e Crepúsculo.
O figurino dark da novela foi bastante inovador, nada devendo aos dos filmes de( Hollywood), sem falar das músicas darks incidentais, compostas por André Sperling.
Outra inovação foram as lágrimas de sangue dos "darks" da novela.
Vamp fez sucesso também em Portugal, Venezuela, República Dominicana, Chile, México e Peru.
Vamp fez tanto sucesso na Venezuela, que a RCTV chegou a lançar promoção na época, além de entrevistar Cláudia Ohana, que protagonizou a novela e ganhou admiração do público venezuelano. Além dela, outros 2 atores da novela bem conhecidos dos venezuelanos eram Reginaldo Faria, por causa das novelas Ti Ti Ti e Vale Tudo, e Joana Fomm, pelas novelas Dancin' Days e Tieta.
Alguns atores de Vamp são parentes. Bel Kutner é filha de Paulo José. O diretor Jorge Fernando é filho de Hilda Rebello e tio de João Rebello.
Claudia Ohana, que interpretava Natasha, cantou ela mesma, a música Sympathy for the Devil dos Rolling Stones.
Primeira novela dos atores André Gonçalves e Fernanda Rodrigues, hoje atores conssagrados.
A novela tráz a volta de Inês Galvão que antes na novela Roda de Fogo com a personagem que é uma das moças Patativa e Marlene.
Na época, foi lançado um álbum de figurinhas, com os personagens da novela, que virou um grande sucesso. Bem como uma trilha sonora complementar, Rádio Corsário, com as músicas que tocavam na rádio da novela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO.

Seguidores