quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Rebelde: um problema para a Record



Desde que estreou, a novelinha teen da Rede Record, Rebelde, já rodou pela grade da emissora tantas vezes que seria impossível saber o número certo sem ser um especialista em estatísticas. A trama passeou por toda a programação noturna como se estivesse fazendo um tour pelos horários a fim de conhecer um pouco da realidade do telespectador, praticamente uma excursão gratuita.


Gratuita? Que nada. Por mais que se critique uma emissora por não ter uma grade minimamente coesa e fixa, é preciso reconhecer um ponto fundamental nesta discussão. Nenhuma emissora em são consciência muda um programa de horário se este programa estiver com a audiência satisfatória. A programação só é modificada para se adequar às necessidades de audiência e de organização da emissora.


É bem verdade que boa parte da programação noturna da Rede Record foi alterada em virtude dos Jogos Pan Americanos, mas muita coisa ficou fixa. Rebelde não ficou porque não teve qualquer imposição diante da cúpula da emissora. Não havia como se impôr diante de uma média tão abaixo do mínimo esperado por todos. Sem imposição pela audiência, fica fácil optar pela alteração de horário, por menor que seja a necessidade.


Atualmente, com um horário aparentemente fixo, Rebelde não consegue sair de seus 08 pontos de média - muito abaixo da meta estabelecida - e vai se firmando como um dos maiores fracassos da Rede da Barra Funda nos últimos anos. E não se justifica isso com as constantes mudança de horário que somente vieram porque o folhetim já era um fracasso retumbante e sem público fiel.


A trama tem tantos problemas que é complicado elencá-los em apenas um texto. A priori, o que se vê diariamente na tela, é uma espécie de caricatura mal feita da juventude brasileira. É um desenho da realidade dos jovens do Brasil feitos por uma criança de 07 anos. Sem qualquer proximidade com a realidade, a trama afasta seu público alvo e não conquista nenhum tipo de telespectador.


É bem verdade que a Banda formada por conta da novela não chega a ser um fracasso - nem de longe tem o sucesso da Banda original, é preciso reconhecer também - e talvez apenas por conta da Banda que formou um número importante de fãs, é que a novela consiga se sustentar no ar ainda e tenha a tão sonhada nova temporada. Mas verdade seja dita, se sair do ar, Rebelde não fará falta nenhuma para a TV brasileira.

TV  X TV

3 comentários:

OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO.

Seguidores