Pela primeira vez na História da TV brasileira, desde que se tornou a principal emissora do país, aRede Globo foi mera espectadora de uma transmissão esportiva do maior evento do Planeta. Os Jogos Olímpicos de Londres aconteceram nas duas últimas semanas e a população brasileira acompanhou as transmissões pelaRede Record, única detentora dos direitos de exibição para a TV aberta no país.
Mais do que simplesmente analisar essa mudança histórica de mãos no poder da transmissão de um evento deste porte, a análise que se faz necessária diz respeito ao resultado desta mudança. Com todo o investimento financeiro que a emissora da Barra Funda realizou ao comprar os direitos de transmissão dos Jogos conseguiria ela provar ser capaz de manter o nível de excelência em cobertura como a população brasileira estava acostumada a ver na concorrente, uma das melhores do Planeta?
Duas semanas depois ficou evidente que não. A começar pela preparação. Os números pífios de audiência conquistados pelos Jogos Olímpicos 2012 - ficando em terceiro lugar boa parte do tempo - são apenas reflexo da incapacidade da Record em produzir no público o espírito olímpico. Divulgar o evento de forma lacônica como ocorreu durante todo o ano, frisando a exclusividade e a importância da própria emissora, sem envolver o público na aura do patriotismo provou-se um erro primário. O resultado foi a total falta de interesse do público pelo evento em si.
Independente dos números, é preciso reconhecer que houve um avanço da emissora na cobertura em si. Seus narradores e comentaristas erraram muito menos, assim como toda a equipe técnica, do que se viu na transmissão dos Jogos Pan Americanos, sinal de que o investimento na área começa a dar resultados. Com mais segurança e propriedade ao se falar, os envolvidos na transmissão conseguiram não se atrapalharem, embora também estivessem longe de passar qualquer tipo de carisma.
A cobertura da Rede Record não foi recheada de equívocos como muitos pensaram que pudessem acontecer, porém, ficou longe da excelência de que o brasileiro se acostumou. O avanço em relação a eventos anteriores precisa ser salientada, porém, é preciso lembrar também que a emissora teve nas mãos com exclusividade - provavelmente pela última vez - o maior evento esportivo do mundo e, apresentar apenas avanço não é suficiente.
A bem da verdade é que, em comparação com a cobertura histórica realizada pela Rede Globo em outros anos ou pela própria Band e, ao comparar com a transmissão 2012 dos canais de TV Fechada, a Rede Record ficou bem longe de merecer uma medalha de ouro pelo evento. Apesar de dedicar um espaço muito maior ao evento em sua programação, faltou criatividade na cobertura e, principalmente, carisma junto ao telespectador que, certamente, não se envolveu como os Jogos Olímpicos merecem. Uma pena.
O TVO RECOMENDA