Antes de descobrir a vocação para ator, Rafael Cardoso balançou muitas redes como jogador profissional de futebol no Rio Grande do Sul, onde nasceu. Lá, atuou em clubes como Grêmio, Internacional e Aimoré. Porém, quando chegou ao Rio, há quase oito anos, ele já estava determinado a tentar a carreira na TV. Hoje, está no elogiado time da novela "A vida da gente" vivendo seu primeiro protagonista, Rodrigo.
Apesar do ritmo intenso de gravação, o ator sempre dá um jeito de relembrar o passado e brincar com a bola. Durante a semana, joga uma pelada com os amigos num clube da Barra, bairro onde mora. Já aos sábados e domingos, arrisca um futevôlei na praia. E, mesmo durante os momentos de lazer, ele não tira da cabeça o mocinho da trama:
- Eu me dedico muito e quase não tenho vida social, mas vale a pena porque a novela está linda.
Na trama de Lícia Manzo, ele vive Rodrigo, que se apaixonou perdidamente pela tenista Ana (Fernanda Vasconcellos), mas acabou descobrindo o amor da irmã dela, Manu (Marjorie Estiano), durante o período de coma da esportista. Para ele, a história de amor da novela encanta:
- Todo mundo queria viver uma história linda como a de Rodrigo e Ana (Fernanda Vasconcellos). Felizes são aqueles que estão passando por algo parecido. É como um Romeu e Julieta contemporâneo. Eu ainda não vivi isso e nem sei se irei, mas um dia todo mundo encontra um grande amor.