- Por ano, pelo menos 60 países exibem uma novela brasileira, somando cerca de 60 milhões de espectadores estrangeiros. As tramas exportadas são compactadas e os assuntos de compreensão local retirados, desde que não atrapalhem o andamento da história.
- "O Bem-Amado" foi a primeira novela brasileira a ser exibida no exterior. Estreou no México em 1976. Os moradores da estranha cidade de Sucupira fizeram sucesso em 16 países latino-americanos.
- A novela "Gabriela" entrou no ar em Portugal em 1975 e fez tanto sucesso que os atores portugueses, temendo uma redução no mercado de trabalho dos países de língua portuguesa, fizeram até manifestações.
- A trama "Senhora do Destino" estreou na Argentina com 25,5 pontos de audiência e foi o programa mais assistido naquele país em 2005. No mesmo ano a novela "Da Cor do Pecado" era sintonizada por 40% dos televisores de lá.
- Em 2005, 45 novelas brasileiras foram exibidas no mundo, maior número desde que começaram a ser exportadas.
- "Laços de Família" foi exibida em 66 países. O drama da personagem Camila (Carolina Dieckmann), que tinha leucemia, gerou uma campanha pela doação de órgãos em toda a América Latina e nos Estados Unidos.
- As novelas vendidas para a Rússia não são legendadas, mas sim narradas. O som original fica mais baixo, enquanto um narrador diz as falas de todos os personagens.
- Celebridades brasileiras deram o ar da graça no Bar da Dona Jura, interpretada por Solange Couto, na novela "O Clone". Quando ela foi vendida para o exterior, no entanto, só continuaram na trama as visitas de Pelé e Ronaldinho Gaúcho.
- Quando estreou no canal Telemundo, destinado aos latinos que moram nos Estados Unidos, em 2002, a novela "O Clone" aumentou a audiência em 60%. As fábricas de bijuterias reproduziam a exaustão as jóias usadas por Jade (Giovanna Antonelli).
- Já em Portugal, cabeleireiros passaram a ministrar cursos para as interessadas em fazer as maquiagens usadas na novela “O Clone”. Além disso, a procura portuguesa por viagens ao Marrocos e por cursos de dança do ventre aumentou consideravelmente.
- "Escrava Isaura" fez tanto sucesso na China, quando foi exibida em 1985, que a atriz Lucélia Santos, que interpretava a protagonista da trama, ganhou o prêmio "Águia de Ouro", o maior da televisão do país. Ela foi a primeira atriz estrangeira a receber a honraria. Cerca de 450 milhões de chineses acompanharam a novela.
- Em Cuba, Fidel Castro cancelou o racionamento de energia em 1984 para que a população pudesse assistir a "Escrava Isaura".No mesmo país, os horários dos jogos de futebol tiveram que ser alterados, já que a população preferia ficar em casa vendo á novela do que ir aos estádios.
- Na Romênia, uma praia da costa do Mar Negro foi batizada de “Copacabana” por causa das novelas que tinham o Rio de Janeiro como cenário.
- Quando “Páginas da Vida” foi exibida no Equador, a história da menina Clara (Joana Morcazel), que tinha síndrome de down, fez com que a TV Ecuavisa criasse uma campanha para defender os direitos dos portadores da síndrome.
- Em Angola, o maior mercado a céu aberto se chama “Roque Santeiro”, por causa da novela homônima.
Livro reúne dados sobre todas as telenovelas exibidas desde 1963.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO.