Dados exclusivos obtidos pelo F5, novo site de entretenimento da Folha, apontam que a TV Record gastou cerca de R$ 60 milhões nas quatro edições de “A Fazenda”. Esse é o gasto total da emissora com construção, ampliação, infraestrutura, salários, cachês e premiações do reality.
Não há informações sobre quanto a emissora faturou em todas as edições. Mas, para efeito de comparação, este ano a Record gastou R$ 14 milhões com o programa, mas vendeu seis cotas master de publicidade (Ambev, Cervejaria Petrópolis, Kia Motors, Nestlé, Net e Procter).
O preço de tabela cheia de cada cota era de R$ 60 milhões. Ainda que a Record tenha dado, digamos, 50% de desconto para todo mundo, ainda assim ela teria um lucro de R$ 166 milhões. Desse valor ainda falta descontar os direitos autorais da Two Way Traffic, detentora do formato “The Farm”.
Ou seja, a despeito de a audiência do programa oscilando, o fenômeno ainda é altamente lucrativo. Ontem, o programa se recuperou no ibope, voltando a registrar 14 pontos (25% de share). Cada ponto vale por 58 mil residências na Grande São Paulo, que estão assistindo ao programa.
Sobre lucratividade, o mesmo vale para o “BBB”, cuja 12ª edição pode arrecadar mais de R$ 700 milhões. Para um só programa, isso representa quase a arrecadação inteira prevista para a Globo Esportes em 2011 (R$ 840 milhões).
Por Ricardo Feltrin, editor e colunista do Portal F5, da Folha.
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