Assim que passar o carnaval, os executivos das redes de TV do país estarão envolvidos quase que exclusivamente com a estreia de suas novas grades. As novidades (todas já definidas, mas guardadas a sete chaves) chegarão à tela entre a segunda quinzena de março e primeiros dias abril e exigirão muitas reuniões para que nenhum detalhe fique fora das estratégias de lançamento. Globo, Record, SBT, Rede TV e Band apostam alto em suas novidades (mesmo que sejam renovações de temporadas), mas estão atentas aos passos de suas concorrentes para que consigam ganhar onde o outro não vai bem.
Neste sentido, já está praticamente certo na Record que o jornalismo será mais exigido na guerra contra o “Programa da Fátima” e nos bastidores há quem afirme que os assuntos mais leves perderão espaço no “Hoje em Dia” para que Celso Zucatelli possa repercutir os fatos do dia. “Será uma guerra de jornalismo, já que esta é a nossa melhor arma e a que demonstra ser mais eficiente”, afirma um diretor da Record que pediu para não ser identificado. Lá na Barra Funda, depois da dramaturgia, os principais índices são registrados nos programas assinados pelo departamento de jornalismo, que, aliás, responde por 6 produtos diários (Balanço Geral, São Paulo no Ar, Fala Brasil, Record Notícias, Tudo a Ver, Jornal da Record), além dos semanais “Domingo Espetacular”, “Esporte Fantástico” , “Repórter Record” e “Câmera Record”.
Já na Globo, a ordem é manter em suspense a data de estreia de “Gabriela”, a próxima novela das 23h que será usada estrategicamente para enfraquecer as transmissões dos Jogos Olímpicos de Londres e a nova temporada de “A Fazenda”. Ninguém nega que a dramaturgia é o principal produto da Globo e, bem realizado, monopolizador de audiência.
A guerra de nervos está traçada entre os executivos da Globo e da Record, mas não pense que SBT, Rede TV e Band estão fora do ringue. As três redes entrarão na luta com suas armas e visam ganhar alguns pontos durante 2012.
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