Em dez anos de medição na Grande São Paulo, principal mercado econômico do país e ‘termômetro’ da publicidade, o ibope das partidas do Campeonato Brasileiro na Globo caiu em torno de 20%. Na TV aberta, na última década, cerca de 1 em cada 5 telespectadores ‘clicou-se’ da Globo, e deixou de assistir às pelejas futebolísticas da emissora. Foram atrás de outros afazeres…
2 + 2 = 5?
O leitor sagaz deve se questionar: ‘Ora, ora, ora… se o ibope caiu, então o preço do anúncio também cai, certo? Quero dizer, beeeem, se há menos gente assistindo, o anúncio tem que custar menos para o anunciante, não é? Não é, caro leitor. Mesmo com um produto com menos público, a Globo aumentou o valor da cota do futebol em 123% desde 2005. Discutiremos isso mais detalhadamente aqui para baixo…
Potência
Em 2012 a Globo vai faturar –somente com o produto futebol– cerca de R$ 2 bilhões. É a ‘mãe de todos os faturamentos’, exclama a leitora, enquanto mexe nervosamente no cabelo. Não é, cara leitora. A Globo ainda tem a dramaturgia, um produto ‘monstro’ de caro, mas cujo faturamento total pode superar até o futebol. (obs: 1) claro, tem muito mais novela que jogo; 2) claro, isso é tabela cheia, depois a TV dá um desconto). De qualquer forma, R$ 2 bilhões brutos mostra a importância do futebol como fonte de receita e negócios na emissora. Vejam a evolução dos preços:
Editoria de Arte/Folhapress | ||
Receita nababesca
Somente com a venda de seis cotas master de publicidade do futebol, a Globo já garantiu para o ano que vem exatamente R$ 1,044 bilhão. Cada uma custou a modesta quantia de R$ 174 milhões. Essas cotas são vendidas num espaço de tempo menor do que o que você levou para ler esta frase toda. Em 2005, por exemplo, cada cota era vendida por ‘apenas’ R$ 74 milhões.
Receita nababesca²
Para 2012, a Globo deve faturar outro bilhão de reais somente com pay per view de futebol, com a venda de jogos do Brasileiro e dos campeonatos regionais. Este ano, o faturamento com PPV passou de R$ 700 milhões. E, vejam bem, isso é só com futebol, han? Não estamos somando lutas (UFC), eventos e outros esportes…
Os números
Na outra ponta da mesa está o ibope, a audiência. Dados inéditos, obtidos pelo F5, apontam que o ibope do futebol na Globo caiu 20% no universo de TV’s ligadas desde 2001, ano em que a média de ibope de todos os jogos do Brasileiro ficou em 26,2 pontos. Em 2011 a média foi de 21,1 pontos. Desde 2005, para efeitos de comparação com o preço das cotas publicitárias, a participação de TVs ligadas caiu 17%. Vejam as simpáticas e didáticas tabelas abaixo…
Editoria de Arte/Folhapress | ||
Outro lado
Procurada, a Globo, por meio da CGCom, não comentou os números desta coluna. Em sua defesa (ela não pediu, mas eu vou ajudar), a Globo poderia recuperar frase da primeira nota da coluna de hoje, e dizer que, ora, se 1 em cada 5 telespectadores foi atrás de outros afazeres, um desses afazeres pode ser assistir aos jogos na própria Globo da TV paga, para ter mais qualidade ou HD; ou então que o amigo telespectador saiu da sala para acompanhar os jogos na internet –para poder ficar cornetando em tempo real…. ou então que, ora seu colunista enxerido, isso não é da sua conta… A Globo não fez nada disso, mas, enfim, o que a gente não faz pra informar direito…
Outro lado da Globo
A respeito das notícias publicadas nesta quinta-feira no F5, a respeito da queda de ibope da Globo das transmissões do futebol e, inversamente, o aumento do valor das cotas de patrocínio, a emissora se manifestou nesta tarde. Segue a nota, encaminhada pela Central Globo de Comunicação.
“O futebol global é o maior e mais importante projeto comercial do mercado publicitário da América Latina. É um projeto de comunicação abrangente, e sua avaliação não pode se restringir a comparar variações de audiência de transmissões de jogos do Campeonato Brasileiro com variações de preço do projeto como um todo.
O projeto prevê 105 transmissões de jogos,dos quais apenas 38 serão do Brasileirão, além de toda a cobertura jornalística, vinhetas, chamadas e comerciais constantes no plano.
Além disso o plano é aprimorado todos os anos, com contínua inovação em beneficio dos patrocinadores, com a adição de novos formatos e plataformas, como internet, games etc. Em 2012 o plano promete uma entrega mínima de 1953 inserções ao longo do ano, só na TV aberta, que é a maior entrega dos últimos anos –e nos orgulhamos em dizer que sempre conseguimos superar a entrega prometida no plano.
A eficiência e rentabilidade do projeto é reconhecida pela lealdade dos patrocinadores e cotistas e pela avaliação das agências nos 20 anos de existência do projeto.”
FUTEBOL NÃO É PROGRAMAÇÃO DE TV! ONDE O MEU TIME JOGAR EU ASSISTO. NOVELAS DA GLOBO TEM UMA GRANDE TRADIÇÃO NO PAÍS, PORÉM A QUALIDADE É ZERO! É SÓ VOCÊ COMPARAR OS EFEITOS ESPECIAIS "QUANDO ELES TENTAM COLOCAR ISSO NAS NOVELAS" COM A DOS FILMES AMERICANOS. COMO ELES NÃO TEM CAPACIDADE, APELAM PARA O SEXO. É MAIS FÁCIL COLOCAR UM CASAL CHUPANDO A LÍNGUA OU TREPANDO DO QUE TENTAR FAZER O QUE NÃO TEM CAPACIDADE.
ResponderExcluirDOS GRANDES FIASCOS DA GLOBO EM TENTAR FAZER EFEITOS ESPECIAS TEM UM QUE É UMA "PINTURA"
NA NOVELA VAMP ELES FIZERAM UM PERSONAGEM SE TRANSFORMAR EM LOBO! PENSE NUM AMADORISMO.
ZERO, NOTA ZERO! MAS, O POVO BRASILEIRO TEM ESSAS DROGAS NA "RAIZ" DOS FAMILIARES.QUE DA MUITA AUDIÊNCIA, DÁ! MAS QUE NÃO TEM QUALIDADE NÃO TEM. É QUE O POVO SE ACOSTUMOU EM VER MERDA.
VIRAM O TANTO DE GRANA QUE ELES GANHAM AS CUSTAS DOS TROUXAS?
ResponderExcluirEXPLORAM A IDIOTICE DO POVO!
e tem um glocodita na novela fina estampa que não tem função nem uma sua única finalidade é de aparecer sem camisa, é o tipo de coisa que sub estima a capacidade do telespectador, é bem verdade que tem muitos telespectadores com um cerebro de primata, porem a outros que possuem o recurso do controle remoto para dizer não as novelas, faustao,aquela babação de ovo(narciso) chamado vídeo show.....
ResponderExcluirbando de retardados vira crentolão e não assiste mais a globo otario e voçe bobão baba o ovos dos americanos que chingam nos de macacos seu truxa
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