A caríssima guerra pela exclusividade da transmissão do futebol brasileiro vai deixar marcas na contabilidade da Globo. Dirigentes da emissora estimam que, para essa guerra ter valido a pena, o departamento comercial da Globo terá de faturar no próximo ano ao menos R$ 840 milhões somente com o produto “futebol”.
Esse é o valor mínimo que a TV Globo precisará arrecadar com comerciais, merchans, placas em estádios, vendas no pay-per-view etc, para compensar os enormes gastos que a TV vem fazendo na corrida pela exclusividade do campeonato Brasileiro até 2014.
Como essa conta vai fechar, é uma incógnita. R$ 840 milhões equivale a mais que o dobro do faturamento previsto pela Globo com o futebol este ano: cerca de R$ 350 milhões (embora só com a TV aberta).
A estimativa é que a emissora gaste por volta de R$ 600 milhões nas negociações pelos direitos de jogos de 20 times. Ela teria fechado com Corinthians e Flamengo por cerca de R$ 100 milhões anuais; com Palmeiras, Cruzeiro e São Paulo (prestes a anunciar), algo entre R$ 80 e 90 milhões. Nesses R$ 600 milhões de gastos ainda não estão incluídas despesas operacionais, transporte de pessoas e equipamentos, pagamentos de diárias etc.
Pelo contrato que vem obtendo time a time, a Globo terá exclusividade dos jogos em todas as plataformas, como internet, tablets e smartphones, e não apenas na TV.
A guerra pelos direitos do futebol foi noticiada com exclusividade aqui no dia 19 de janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO.