sábado, agosto 20, 2011

SBT: Patrimônio Nacional



Comemora hoje 30 anos existência a terceira maior emissora de televisão do país. O SBT, comandado desde seu nascimento pelo maior comunicador brasileiro, Sílvio Santos, está no imaginário popular desde que surgiu, como uma proposta inovadora de programação de TV, optando por seguir exatamente o caminho inverso ao traçado pela Rede Globo, líder de audiência.


Buscando a faixa D e E, a grade de programação da emissora paulista nestes 30 anos sempre foi extremamente popular e sem vergonha de ser cafona. Ao contrário, a grande marca sempre foi justamente isso, o compromisso com a breguice e, sem dúvidas, esse foi um dos principais motivos para a Rede conquistar o coração do brasileiro.



Verdade seja dita que, desde o início dos anos 2000 a emissora entrou numa grave crise, a princípio de conteúdo, mas também de identidade, o SBT perdeu a vice-liderança de audiência para a Record e, um a um, seus grandes nomes começaram a deixar a emissora por perceberem a insegurança que rondava os corredores do Anhanguera.



Hoje, ainda no terceiro lugar e tentando se reencontrar com seu público através de uma programação organizada, sem mudanças malucas ou sem sentido, nas mãos de Daniela Beyruti, filha do dono, mas mantendo o foco no apelo popular, a emissora procura se afastar de polêmicas e tenta voltar aos trilhos na briga pela audiência. Não é fácil, mas também não era fácil conseguir uma concessão, e Sílvio Santos conseguiu, ele é bom em conquistar o que não é fácil.



A Rede Globo é a líder de audiência no país e a emissora mais respeitada. A Record, tornou-se vice-líder e conquistou o direito de ser a segunda opção do telespectador brasileiro. Mas nenhuma delas ou de qualquer emissora possui o que o SBT tem de sobra: o jeito do povo brasileiro. Bem ou mal, o SBT é a cara do Brasil e essa conquista, ninguém tira dele, é um patrimônio nacional, precisa ser cuidado, é verdade, mas faz parte da história do país. Parabéns à emissora pelos seus 30 anos.

@tvxtv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA SUA OPINIÃO.

Seguidores