Silvio Santos acredita que finalmente conseguirá contratar Datena
Ao contrário do que muitos críticos de TV fazem questão de explorar, Daniela Beyruti tem até o momento total liberdade do pai, Silvio Santos, para tocar a Direção Artística e de Programação do SBT. Mas isso não significa que ele não tenha que ser consultado ou que não tome para si a escolha de alguns nomes que podem ser considerados estratégicos.
Encaixa-se ai a escolha do nome do novo Diretor Nacional de Jornalismo da emissora, uma tarefa que o “Homem do Baú” tomou prá si desde a volta das férias, na última semana. Silvio já se reuniu com alguns profissionais e deve anunciar sua decisão, que já foi compartilhada com a filha, no início desta semana.
José Emílio Ambrósio, que já ocupou o cargo no Rede TV e que atualmente responde pelo Departamento de Esportes e outros projeto no Departamento de Jornalismo da Band, é o preferido para o cargo. Silvio entende que ele tem o perfil para modernizar e dar o dinamismo necessário para que o jornalismo da rede conquiste a credibilidade, o ibope e o faturamento almejados.
Outro ponto a favor de José Emilio é sua proximidade com José Luiz Datena, um sonho antigo de Silvio Santos. Não será nenhuma surpresa se o SBT se dispor a assumir a multa milionária que ele tem na Band e o próprio “patrão” tentar convencê-lo, por mais uma vez, a ser o apresentador de um novo programa na faixa das 6 da tarde. José Emílio teria papel fundamental nessa negociação.
Já há estudos avançados também para que entrem no ar, o mais rápido possível, dois novos telejornais, ambos transmitidos apenas para São Paulo. Ás 7 da manhã, um programa focado nos fatos policiais que movimentaram e noite e a madrugada, além das primeiras notícias do dia, entraria colocado ao Jornal do SBT Manhã, que apesar de ser gravado na noite anterior, mantêm uma boa audiência e poderia entregar bem para a nova atração.
Ao meio dia, o SBT São Paulo, seguindo o padrão já adotado em outras emissoras próprias, será mais focado na prestação de serviço. Nesse caso, o próprio Silvio estaria sendo convencido de que é, praticamente impossível, que o telejornal tenha, logo de cara, uma audiência superior aos “coringas” Chaves e Chapolin, que são vice-líderes absolutos e chegam à primeira posição com freqüência. O principal argumento é o de que o jornalístico teria um faturamento infinitamente superior, além de conquistar um público que seria direcionado para os demais telejornais da emissora, no final da tarde e noite.
Outro ponto defendido por Daniela Beyruti, e que deve ser compartilhado pelo novo Diretor de Jornalismo do canal, é o de que apresentadores de emissoras próprias e afiliadas devem ser testados na apresentação destes novos produtos. Na útima semana, dvds com telejornais veiculados no Rio de Janeiro, Belém, Ribeirão Preto e Porto Alegre circulavam pelos principais setores do CDT da Anhanguera.
Vamos aguardar o anúncio do novo diretor, que de acordo com fontes seguras, não passa da próxima quarta-feira. A partir daí, as novas diretrizes e atrações do Departamento de Jornalismo do SBT passam a ganhar corpo…
Com informações de Carlos Ferraz
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